sábado, 30 de outubro de 2010

CONFIRA E COMPROVE 14 MOTIVOS QUE FAZEM A DIFERENÇA NA HORA DE ESCOLHER A AUTO ESCOLA PITÉU:


A  Auto Escola PITÉU Acreditando no potencial de ALEXANDRIA, estabeleceu-se na cidade para atender Alexandria e região, trazendo diferenciais que nos distancia das demais Auto Escolas.
Quer conhecer uma Auto Escola Top de linha? Quer saber por que você não deve deixar de tirar sua habilitação e fazer cursos de atualização na Auto escola PITÉU?
Confira e comprove 14 motivos que fazem a diferença na hora de escolher uma Auto Escola:
01. Temos os melhores instrutores do RN; capacitados e credenciados pelo DETRAN- RN;
02. Instrutores com formação superior;
03. É uma impressa Idónea (Que tem condições para desempenhar certos cargos ou realizar certas      obras);
04. Preocupa-se em reciclar sempre os conhecimentos gerais; buscando atualizações das resoluções  estabelecidas pelo DENATRAN. Passando para os alunos em primeira mão as novas leis em vigor no nosso país.
05. 99% de aprovação nos exames teóricos e 100% de aprovação nos exames práticos realizados pelo  DETRAN;
06.  Compreende e respeita o Código de Trânsito Brasileiro (CTB);
07.  Compreendemos as necessidades e dificuldades de nossos alunos, estabelecendo assim uma relação de confiança reciproca.
08.  Disponibilizamos de recursos de mídia e áudio visual para as aulas teóricas, bem como relacionamos o teórico com prático através de atividades lúdicas, facilitando a compreensão e a aprendizagem;
09.  As Aulas práticas são planejadas de acordo com a necessidade do aluno, sendo uma avaliação contínua e em consonância com o CTB;
10. Temos os melhores veículos, adaptados e dispostos de refrigeração, para melhor atender o nosso  aluno nos quesitos conforto e comodidade;
11. Temos sala de aula ampla, confortável e climatizada;
12. Temos funcionários capacitados e prontos a atendê-los com a máxima eficiência levando sempre confiança e respeito.
13. Os melhores preços, e formas de pagamento que cabem  no seu bolso;
14. Estamos bem próximos de você, da sua casa, do seu bairro... Mais próximos de sua cidade... É com certeza o caminho certo a trilhar;
15. A Auto Escola Pitéu trabalha para um trânsito melhor e mais seguro, pois acredita que através da educação é possível se ter um trânsito mais seguro e humanizado para todos. Fazendo valer o nosso slogan “Auto Escola Pitéu: Conduzindo para Cidadania”Sua satisfação é de suma importância para nós.

         Só quem trabalha com qualidade consegue conquistar a confiança!
         Auto Escola Pitéu- Sempre um passo à frente!

ESTILO FOI O QUE NÃO FALTOU PARA AS MOTOS DA HONDA!!!!

FONTE DAS FOTOS:/www.honda.com.brCB 300RXL 1000V Varadero 

Celulares e Trânsito: Por que é tão perigoso dirigir e falar ao celular ao mesmo tempo?

A melhor e mais eficaz recomendação é desligar o celular ao assumir o volante. Quando se guia um automóvel, as informações necessárias para administrar riscos estão relacionadas à visão.
Desde dezembro de 2007, usar celular ao volante pode dar cadeia na Inglaterra. A regra anterior era similar à brasileira, mas as autoridades perceberam que as punições eram insuficientes para desencorajar motoristas a usar o celular enquanto dirigiam. Agora, quem insistir na prática pode ser condenado a pelo menos dois anos de prisão. A nova regulamentação também estabelece que a promotoria pode condenar os infratores por homicídio culposo e punir os motoristas com a pena máxima prevista pelo país, a prisão perpétua, caso seja confirmado que o veículo foi usado como uma arma.
Dentre os muitos inconvenientes sociais causados pela má utilização do celular, os perigos do uso do aparelho no trânsito das grandes cidades preocupam autoridades no mundo todo. No Brasil, multa de R$ 85 e quatro pontos na carteira de habilitação são as punições descritas no Código de Trânsito Brasileiro, que classifica como infração média o ato de dirigir com apenas uma das mãos ou falando ao celular. Fones de ouvido ou viva-voz também são proibidos.
“Com o celular no ouvido, o motorista reage de forma mais lenta. Dificilmente olha para o retrovisor, assume uma trajetória errática na via, reduz ou ultrapassa a velocidade compatível com o tráfego. Avança o sinal, tem dificuldade para trocar marchas e simplesmente não vê as placas de sinalização no trânsito. Cada uma dessas situações já poderia desencadear um acidente. Agora imagine o potencial de estrago da combinação delas...”, afirma o oftalmologista Virgilio Centurion, diretor do IMO, Instituto de Moléstias Oculares.





Mesmo sabendo que se trata de uma infração, os motoristas insistem em atender ao telefone por acreditar que isso não é nada de mais e vão desligar logo. “A atitude pode mudar quando as pessoas reconhecerem que o que está em jogo é a vida delas e as de outras pessoas. Só a maior fiscalização pode modificar um mau hábito social, mas no âmbito individual, impõe-se uma mudança cultural para que a ansiedade em se comunicar não se sobreponha à própria sobrevivência e à segurança de terceiros”,diz Centurion.


Fonte: Oftalmologista Virgilio Centurion e Eduardo de Lucca. Site:http://www.celulares.etc.br/celulares-e-transito-por-que-e-tao-perigoso-dirigir-e-falar-ao-celular-ao-mesmo-tempo.html

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES PARA UM TRÂNSITO MAIS SEGURO!

“A melhor e mais eficaz recomendação é desligar o celular ao assumir o volante. Quando se guia um automóvel, entre 90% e 95% das informações necessárias para administrar riscos estão relacionadas à visão. Ao desviar o olhar para atender o celular ou tocar o visor do aparelho, o motorista inicia um vôo cego. O celular distrai tanto que dificilmente o motorista consegue se lembrar do que aconteceu no trânsito, às vezes, esquece até por onde passou enquanto estava telefonando”, alerta Virgilio Centurion;
Caso você não possa desligar o celular, nunca faça ligações enquanto estiver dirigindo. Ao receber uma ligação enquanto estiver no volante, o mais prudente é estacionar, “resolver o problema telefônico” e em seguida continuar o seu caminho. “Parar o carro em um local seguro, atender ao telefone e em seguida concentrar-se novamente na direção... Esta é a nossa recomendação”, diz o oftalmologista Eduardo de Lucca;
“Por fim, se você estiver acompanhando de menores – crianças e adolescentes – não atenda ao telefone. Não esqueça que a sua conduta serve como exemplo e modelo. Não perca esta chance de educar”, defende o oftalmologista Virgilio Centurion, diretor do IMO.

Fonte: Oftalmologista Virgilio Centurin e Eduardo de Lucca .Site:http://www.celulares.etc.br

NOVO UNO SPORTING


Fonte das fotos:http://quatrorodas.abril.com.br  Foto: Christian Castanho / Silvio Gioia


O novo uno é escolhido o carro nacional 2010, alem de está com um novo visual, compacto e esportivo veio pronto para brigar pelo gosto popular, cores novas é sem duvida uma boa opção de compra.
Ele foi apresentado no salão do automóvel 2010.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

CONTRAN ALTERA NORMA PARA O TRANSPORTE DE CRIANÇAS EM VEÍCULOS ANTIGOS

CONTRAN altera norma para o transporte de crianças em veículos antigos
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou nesta segunda-feira (06/09) a Deliberação n° 100 que altera as regras para o transporte de crianças em veículos que possuem apenas o cinto abdominal (dois pontos) no banco traseiro.
 No caso dos veículos dotados apenas de cinto abdominal no banco de trás, o transporte de criança com idade inferior a dez anos poderá ser realizado no banco dianteiro do veículo com o uso do dispositivo de retenção adequado para a criança (bebê conforto, cadeirinha, assento de elevação ou cinto de segurança, conforme a idade).
Segundo a Deliberação, nesses veículos as crianças de quatro a sete anos e meio de idade poderão ser transportadas no banco traseiro utilizando o cinto de segurança de dois pontos sem o dispositivo denominado assento de elevação.
A decisão do Presidente do Contran, Alfredo Peres da Silva, foi baseada na atual indisponibilidade de equipamentos para transporte de crianças nos veículos fabricados com o cinto de segurança de dois pontos. As alterações entram em vigor a partir de hoje.

Regras para o transporte crianças em veículos:
  • As crianças menores de dez anos devem ser transportadas no banco traseiro dos veículos utilizando equipamentos de retenção.(Observar as exceções determinadas pelo contran).
  • As crianças de até um ano de idade deverão ser transportadas no equipamento denominado conversível ou bebê conforto, crianças entre um e quatro anos em cadeirinhas e de quatro a sete anos e meio em assentos de elevação.(Observar as exceções para veículos dotados apenas de cinto abdominal no banco trazeiro).
  • A resolução do Contran NÃO exige o selo do inmetro para os equipamentos utilizados no transportes de crianças.
  • No caso da quantidade de crianças com idade inferior a dez anos exceder a capacidade de lotação do banco traseiro é permitido o transporte da criança de maior estatura no banco dianteiro, desde que utilize o dispositivo de retenção.
  • No caso de veículo que possuem somente banco dianteiro também é permitido o transporte de crianças de até dez anos de idade utilizando sempre o dispositivo de retenção.
  • Para transporte de crianças no banco traseiro que possuem dispositivo suplementar de retenção (airbag), o equipamento de retenção de criança deve ser utilizado no sentido da marcha do veículo. Neste caso, o equipamento de retenção de cirança não poderá possuir bandejas ou acessórios equivalentes e o banco deverá ser ajustado em sua ultima posição de recuo, exceto no caso de indicação específica do fabricante do veículo.
  • No caso de motocicletas, motonetas e ciclomotores o Código de Trânsito Brasileiro estabelece no artigo 244, inciso V, que somente poderão ser transportadas nestes veículos crianças apartir de sete anos de idade e que possuam condições de cuidar de suas própria segurança.
  • Quem descumprir as normas referentes ao transporte de criança esta sujeito a penalidade prevista no artigo 168 do Código de Transito Brasileiro, que considera a infração gravíssima e prevê multa de R$ 191,54, sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação e a retenção do veículo até que a irregularidade seja sanada.

PILOTAR MOTO" FÁCIL PARA ALGUNS E ASSUSTADOR PARA OUTROS"

É muito fácil pilotar moto, cómodo você estaciona muito mais rápido, traz uma sensação agradável de vento batendo no rosto, mais economia, barata em relação ao carro.
Mas algumas pessoas tem medo apesar de pilotar, fica tremendo antes de subir na moto, isso se da principalmente pela insegurança ou por não saber usar os comandos da moto com segurança. Por exemplo os freios, muitos pilotos só usam o freio da roda traseira, quando para frenar com mais precisão é segurança será necessário usar os dois o dianteiro e o traseiro, e ainda tem o freio motor caso seja um declive muito acentuado.
A motocicleta requer muito reflexo, de tudo que esta ao seu redor, via, pedestres, sinalização e esta atento as condições adversas.
Qualquer erro que você cometa ou até mesmo terceiros pode levar a um acidente, queda ou derrapagem.
Por isso o medo de tantos, mas em qualquer veiculo corremos riscos seja eles menores ou maiores. Se mesmo ao sairmos a pé corremos riscos, quem dirá em veículos que mais parecem armas do que veículos para transporte.
Para lhe dar uma ajuda entre no site:www.hondapilotomais.com.br

Fiscalização do transporte de criança começa dia 1° de SETEMBRO

Fiscalização do transporte de criança começa dia 1°
No dia 1° de setembro será iniciada a fiscalização das novas regras para o transporte de criança. A Resolução 277 do Contran, publicada em junho de 2008, determina que crianças de até sete anos e meio deverão ser transportadas obrigatoriamente no banco traseiro utilizando o dispositivo de retenção.
Segundo a norma, as crianças de até um ano de idade deverão ser transportadas no equipamento denominado conversível ou bebê conforto, crianças entre um e quatro anos em cadeirinhas e de quatro a sete anos e meio em assentos de elevação. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, as crianças até dez anos devem ser transportadas no banco traseiro.
Quem descumprir as normas referentes ao transporte de criança está sujeito a penalidade prevista no artigo 168 do Código de Trânsito Brasileiro, que considera a infração gravíssima e prevê multa de R$ 191,54, sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação e a retenção do veículo até que a irregularidade seja sanada.

Veja as regras para o transporte de crianças:

As crianças menores de dez anos devem ser transportadas no banco traseiro dos veículos utilizando equipamentos de retenção.
No caso da quantidade de crianças com idade inferior a dez anos exceder a capacidade de lotação do banco traseiro é permitido o transporte da criança de maior estatura no banco dianteiro, desde que utilize o dispositivo de retenção.
No caso de veículos que possuem somente banco dianteiro também é permitido o transporte de crianças de até dez anos de idade utilizando sempre o dispositivo de retenção.
Para o transporte de crianças no banco dianteiro de veículos que possuem dispositivo suplementar de retenção (airbag), o equipamento de retenção de criança deve ser utilizado no sentido da marcha do veículo. Neste caso, o equipamento de retenção de criança não poderá possuir bandejas ou acessórios equivalentes e o banco deverá ser ajustado em sua última posição de recuo, exceto no caso de indicação específica do fabricante do veículo.
No caso de motocicletas, motonetas e ciclomotores o Código de Trânsito Brasileiro estabelece no artigo 244, inciso V, que somente poderão ser transportadas nestes veículos crianças a partir de sete anos de idade e que possuam condições de cuidar de sua própria segurança.

Fonte: DENATRAN.gov.com

Segundo a Resolução 277/08 do Contran:

As crianças com idade superior a um ano e inferior ou igual a quatro anos deverão utilizar, obrigatoriamente, o dispositivo de retenção denominado “cadeirinha”.



As crianças com idade superior a quatro anos e inferior ou igual a sete anos e meio deverão utilizar o dispositivo de retenção denominado “assento de elevação”.
As crianças com idade superior a sete anos e meio e inferior ou igual a dez anos deverão utilizar o cinto de segurança do veículo.


As crianças com até um ano de idade deverão utilizar, obrigatoriamente, o dispositivo de retenção denominado “bebê conforto ou conversível”.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

DICAS IMPORTANTES DE PRIMEIROS SOCORROS

Se todos soubessem noções básicas de primeiros socorros muitas vidas poderiam ser salvas. Iremos apresentar alguns procedimentos que poderão auxiliá-lo em caso de emergência. É importante mencionar que a prestação de primeiros socorros não exclui a importância de um médico.
  • Transportes de Vítimas
  • Parada Cárdio- Respiratória
  • Fraturas
  • Sangramentos
Transporte de Vítimas
  • Se houver suspeita de fraturas no pescoço e nas costas, evite mover a pessoa.
  • Para puxá-la para um local mais seguro, mova-a de costas, no sentido do comprimento com o auxilio de uma casaco ou cobertor.
  • Para erguê-la, você e mais duas ou três pessoas devem apoiar todo o corpo e colocá-la numa tábua ou maca. Se precisar, improvise com pedaços de madeira, amarrando cobertores ou palitós.
  • Apóie sempre a cabeça, impedindo-a de cair para trás.

PARADA CÁRDIO- RESPIRATÓRIA

O que acontece
Além de apresentar ausência de respiração e pulsação, a vítima também poderá apresentar inconsciência, pela fira e pálida, labio e unhas azuladas.
O não se deve fazer
  • NÃO dê nada a vítima para comer, beber ou cheirar, na intensão de reanimá-la.
  • Só aplique os procedimentos que se seguem se tiver certeza de que o coração nao está batendo.
Procedimentos Preliminares
Se o ferido estiver de bruços e houver suspeita de fraturas, mova-o, rolando o corpo todo de uma só vez, colocando-o de costas no chão. Faça isso com a ajuda de mais  duas ou três pessoas, para não virar ou dobrar as costas ou pescoço, evitando assim lesionar a medula quando houver vértebras quebradas. Verifique  então se há alguma coisa no interior da boca que empeça a respiração. Se positivo, retire-a.
Ressuscutação Cárdio-Pulmonar
  • Com a pessoa no chão, coloque uma mao sobre a outra e localize a extremidade inferior do osso vertical que está no centro do peito.
  • Ao mesmo tempo, uma outra pessoa deve aplicar a respiração boca-a-boca, firmando a cabeça da pessoa e fechando as narinas com o indicador e o polegar, mantendo o queixo levantado para esticar o pescoço.
  • Enquanto o ajudante enche os pulmões, soprando adequadamente para insuflá-los, pressione o peito a intervalos curtos de tempo, até que o coração volte a bater.
  • Esta seqüência deve ser feita da seguinte forma: se você estiver sozinho, faça dois sopros para cada dez pressões no coração; se houver alguém ajudando-o, faça um sopro para cada cinco pressões.

FRATURAS

FRATURAS

É quebra de um osso, causada por uma pancada muito forte, uma queda ou esmagamento.
Há dois tipos de fraturas:
As Fechadas que apesar do choque, deixam a pele intacta.
As Expostas quando o osso fere e atravessa a pele.As fraturas expostas exigem cuidados especiais, portanto, cubra o local com uma pano limpo ou gaze e procure socorro médico imediato.

Fraturas Fechada- Sinais indicadores
  • Dor ou grande sensibilidade em um osso ou articulação.
  • Incapacidade de movimentar a parte afetada, além do adormecimento ou formigamento da região.
  • Inchaço e pele arroxeada, acompanhando de uma deformação aparente do menbro machucado.
O que nao se deve fazer
  • Nâo movimentar a vítima até imobilizar o local atingido.
  • Não dê qualquer alimento ao ferido, nem  mesmo água.
O que fazer
  • Solicite assistência médica, enquanto isso, mantenha a pessoa calma e aquecida.
  • Verifique se o ferimento não interrompeu o circulação sanguinea.
  • Imobilize o osso ou articulação atingido com uma tala.
  • Mantenha o local afetado em nivel mais elevado que o resto  do corpo e aplique compressas de gelo para diminuir o inchaço, a dor e a progressão do hematoma.

SANGRAMENTOS- HEMORRAGIAS

As Hemorragias

Hemorragias Externa: É a perda de sangue devido ao rompimento de um vaso sanguineo(Veia ou Artéira).
Hemorragias Interna: É o resultado de um ferimento profundo com lrsão de orgãos internos.

Sangramentos ExternosO que fazer
  • Procure manter o local que sangra em plano elevado que o coração.
  • Pressione  firmimente o local por cerca de 10 minutos, comprimindo com o pano limpo dobrado ou com uma das mãos. Se o corte for extenso, aproxime as bordas abertas com os dedos  e as mantenha unidas. Ainda caso o sangramento cesse, pressione com mais firmeza por mais 10 minutos.
  • Quando parar de sangrar, cubra o ferimento com uma gaze e prenda-a com uam atadura firme, mais que permita a circulação sanguinea. Se o sangramento persistir através do curativo, ponha novas ataduras, sem retirar as anteriores, evitando a remoção de eventuais coágulos.
Obs: Quando houver sangramento intensos nos menbros e a compreessão nao for suficiente para estancá-los, comprima a artéria ou a veia responsável pelo sangramento contra o osso, impedindo a passagem de sangue para a região afetada.

SANGRAMENTOS

Sangramentos Intermos- Como verificar e como agir
  • Os sinais nais evidentes são: Pele fria, úmida e pagajosa, palides, pulso fraco, lápios azulados e tremores.
  • Nao dê alimentos à vítima e nem aqueça demais com cobertores.
  • Pça auxilio médico emediato.
Sangramentos Nasais- O que Fazer
  • Incline a cabeça da pessoa para a frente, sentada, evitando que o sabgue vá para a garganta seja engolido, provocando náuseas.
  • Comprima a narina que o sangra e aplique compressas firas no local.
  • Depois de alguns minutos, afrouxe a pressão vagarosamente e não assoe o nariz.
  • Se a hemorragia persistir, volte a comprimir a narina e procure socorro médico.

TORNIQUETES- COMO FAZER

Torniquetes- Como fazer
O torniquetes deve ser aplicado apenas em casos extermos e como último recurso quando nao há a aparada do sangramento. veja como:
  •  Amarre um pano limpo ligeiramente acima do ferimento, enrolando-o firmemente duas vezes.
  • Em seguida, amarre um bastão sobre o nó do tecido. Torça o bastão ate estancar o sangramento. Firme o Bastão com as pontas livres da tira de tecido.
  • Marque o horário em que foi aplicado o torniquete.
  • Procure socorro médico imediato.
  • Desaperte-o gradualmente a cada 10 ou 15 minutos, para manter a circulação do menbro afetado

PEDESTRES

A parte mais frágil do trânsito é o pedestre pois esta totalmente desprotegido não dispõe de nenhuma armação metálica, para diminuir o impacto de um possível atropelamento.
Por tanto você condutor deve sempre estar atento e dar sempre preferência ao pedestre, vale lembrar que os veículos maiores devem cuidar dos menores ou seja o pedestre apesar de não ser um veículo faz parte do trânsito tanto quanto qualquer outro.
Hoje os veículos tomaram conta das vias e com isso sempre acham que tem preferência, são mais fortes, quanto maior mais respeitado ele deve ser, quando na verdade deve ser o contrario.
Talvez seja por causa da correria do dia a dia, mas o pedestre também pode ter pressa e nem por isso sai por ai matando as pessoas da fila do super mercado ou do banco por exemplo.
O desrespeito vem ganhando força, mas nem tudo esta perdido se você contribuir com a sua parte, respeitando a sinalização e as normas de trânsito. Com certeza isso algum dia vai mudar.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

DICAS IMPORTANTES PARA MOTOCICLISTAS

     É muito comum vermos no nosso dia-dia atos imprudentes e incorretos dos motociclistas, talvés por acharem que não tem problema ou até mesmo por não conhecerem o que reza o CTB. Não podemos negligenciar o fato de que o motocilcista está muito mais vulnerável à acidentes, que esse tipo de veículo não ccontribui para sua segurança, pois o motociclista utiliza o próprio corpo como revestimento de segurança de sí mesmo.
     Com o intuito de minimizar os risco de acicentes, seguem abaixo algumas dicas de segurança  para você que usa a motocicleta como meio de transporte e que faz dele seu instrumento de trabalho, lazer e locomoção; 
     - Transite sempre com a viseira totalmente abaixada, ela é de suma importancia para a proteção dos olhos.
     - Sempre utilize viseira no padrão cristal, pois os outros padrões não podem transitar a noite, caso necessite estar sempre na rua é mais seguro andar com o padrão recomendável para qualquer ocasião.
     - Não use retrovisores pequenos pois nem tudo que é bonito é seguro, segurança é fundamental e indispensável
     - Nunca transite conversando com outra pessoa em outra moto ou outro veículo, pois além de impedir que o trânsito flua, ainda é muito ariscado para a sua segurança, a conversa distrai e pode ocasionar acidentes.
     - Nunca utilize só uma das mãos para pilotar, salvo para indicação de manobras.
     - Transpotar crianças só apartir de 7 anos de idade.
     - Transporte sempre uma pessoa, nunca com duas ou mais, as motos são projetadas para transportar apenas duas pessoas ou seja você e mais uma.
     - Dê sempre passagem aos veículos de emergência, pois eles precisam se locomover com rapides, sendo eles: ambulância, corpo de bombeiros, policia, carros precedidos de batedores etc...
     Essas dicas vão deixar sua condução muito mais segura tanto para você quanto para os demais usuários da via.
     Lembre-se de sempre que respeitar as normas de trânsito é pilotar defensivamente. Boa viagem!!!!!

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

CATEGORIA "ACC"

Muita gente peca ao pensar que para pilotar ciclomotores, não é necesario habilitação.Estão totalmente errados.
É tão necessária quanto para qualquer outra categoria, "apesar de não ser uma categoria deve ser tratada como tal".
Para pilotar é preciso possuir a licença de pilotagem expedida pelo detram na categoria acc, concedida a maiores de 18 anos, outro erro gravíssimo que muita gente comete é deixar que menores pilotem motonetas, por causa de sua baixa cilindrada, vale lembrar que nas mãos de pessoas despreparadas. Mesmo tendo baixa cilindrada, pode se tornar uma arma tão perigosa quanto uma arma de fogo.
Definição de ciclomotores:
Ciclomotores são veículos de duas ou três rodas, cuja a velocidade máxima não exceda 50km/h.
 Então muito cuidado quando sair na rua seja em qualquer veiculo que seja, sempre tragam com sigo a sua habilitação, e se não tiverem procurem os órgãos competentes ( CFC - Centro de Formação de Condutores e DETRAN - Departamento Estadual de Trânsito).

quinta-feira, 21 de outubro de 2010


fonte:http//byrogerdesign.blogspot.com


Este é um dos nossos carros que você irá conduzir.
         Os carros da Auto Escola Pitéu são equipados com Direção hidráulica, Ar condicionado, vidros elétricos, trava elétrica, duplo comando de freios e embreagens. tudo para o maior conforto, segurança e comodidade do nosso aprendiz. disponibilizamos ainda dos melhores instrutores teóricos e práticos, formados e credenciados pelo DETRAN-RN.
         Está com medo de enfrentar o trânsito? medo de bater em outros carros ou subir o meio fio? 
       Venha aprender com a melhor equipe de instrutores do estado!
O QUÊ VOCÊ ESTÁ ESPERANDO??? VENHA LOGO PRA CÁ!!!!!!!!!

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

OS DOIS LADOS DO MEDO DE DIRIGIR: RACIONAL E EMOCIONAL

De acordo com o dicionário Aurélio, Medo significa temor, receio, pavor a algo ou a alguém. no emaranhado onde se constitui o medo, podemos identificá-lo como racional e emocional.

O medo é um instinto primitivo de seres humanos e animais associado à sobrevivência e preservação da vida. Se estamos diante de algo novo como dirigir, ainda mais se você nunca sentou no banco do motorista, vai sentir medo porque não domina o carro. Vai ter medo de:

- causar acidentes
- não saber frenar na hora certa
- não saber o que fazer diante das dificuldades que surgem no trânsito
- medo de bater nos outros carros
- de atropelar alguém
- medo que batam atrás
- e, principalmente, medo de não ter controle, domínio da situação.

O medo em dose equilibrada pode ter relação direta com a prudência, no entanto a ausência do mesmo pode gerar imprudencia, negligencia e mesmo imperícia. É necessário que compreendamos um pouco mais sobre o medo e suas distinções:   

  • O medo racional é o que te afasta do carro por não saber dirigi-lo ou dominá-lo. Medo de ir para as ruas aprender a dirigir mesmo com o instrutor ou dirigir sozinho.

  • O medo emocional está ligado à insegurança e que te afasta do carro, mesmo você sabendo o que tem que fazer na hora certa para tomar decisões. Por isso é que muita gente que SABE DIRIGIR não dirige: suas emoções, seus sentimentos, seus pensamentos negativos interferem e enfraquecem ou anulam sua iniciativa mesmo tendo vencido o medo racional.

Muitos não tem paciência para o passo a passo da aprendizagem e querem queimar etapas:

1. dirigir que nem o pai que dirige há anos e teve de errar muito no começo para corrigir e aprender

2. colocar o carro na garagem de ré bem rapidinho que nem o vizinho faz hoje depois de treinar por anos

3. Fazer baliza perfeita em questão de segundos como o cara que se bateu durante anos prá aprender

E ainda se perguntam: se o outro pode, porque eu não posso?

Mas nunca se permitem errar, querem ser perfeitas, eficientes. Nunca se perguntaram: "mas se o outro errou muito para aprender a dirigir, porque eu não posso me permitir errar para acertar?"

- Olham o tráfego intenso e ao mesmo tempo que querem estar lá dirigindo, se cobram porque não conseguem.

- Aprender a dirigir é uma aprendizagem que NÃO ACABA NUNCA: todo dia aprendemos alguma coisa no trânsito.

- Aprender a dirigir requer paciência, calma, pensamento positivo, determinação, estar disposto ao passo a passo, a engatinhar, a errar e aprender.

- Aprender a dirigir requer treino todo dia, e como muita gente não tem paciência para treinar, prefere abandonar o carro na garagem, se lamentar e alimentar a falsa ideia que seu medo é patológico.

TEMOS QUE ASSUMIR ATITUDES E TER CORAGEM DIANTE DE TUDO NA NOSSA VIDA

Cada vez que você pára, chora, lamenta, fica caído no chão, O MUNDO NÃO PÁRA, as pessoas não páram prá te juntar. Ou você junta os pedaços do que sobrou de você e se recompõe, ou tudo passa por cima de você.

Pode ser duro, pode ser cruel, mas a vida é assim. Coragem na vida, fim do medo ao volante. escrito por Márcia Pontes com adaptação para Auto Escola Pitéu.
 

terça-feira, 19 de outubro de 2010

COMO PASSAR AS MARCHAS CORRETAMENTE SEM MUITOS SUSTOS?

Certamente quem esta apreendendo a dirigir, sempre da uma enganchada nas marchas por não saber direito aonde se encontra cada uma.
O primeiro passo é certificar-se que o carro está (centralizado) em neutro, outra coisa importante é sempre que for passar as marchas você tem que pisar totalmente no pedal da embreagem.
 Para passar a primeira marcha você puxa para sua perna direita e empurra para cima, e ganha velocidade de 15 a 20 km/h,
Obs:.Para que o carro comece a andar você tem que ir soltando de vagar o pedal da embreagem até que ele comece a sair para depois ganhar velocidade.
A segunda marcha está abaixo da primeira é só puxar para baixo e pronto.
Terceira marcha, sem perder velocidade você centraliza e empurra para frente tirando o pé da embreagem.
Quarta estando na terceira é só empurrar para baixo.
Quinta você leva bem para a direita e depois sobe.
A marcha ré varia muito de fabricante para fabricante, por isso quando for utilizar o seu carro é sempre bom dar uma olhada no manual do proprietario.A qui esta um bom exemplo de caixa de marcha, está é do UNO.

                                                                                                                                                
fonte: site thesys.blog.uol.com.br

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Regulamentação das Profissões de Mototaxista e Motofretista

Cumprimento da resolução 350 de 14 de junho de 2010 CONTRAN
Institui curso especializado obrigatório
 destinado a profissionais em transporte de
passageiros (mototaxista) e em entrega de
mercadorias (motofretista) que exerçam
atividades remuneradas na condução de
motocicletas e motonetas

 Considerando a importância de garantir aos motociclistas profissionais a
aquisição de conhecimentos, a padronização de ações e, consequentemente, atitudes de
segurança no trânsito, 

 RESOLVE:

Art. 1º Instituir curso especializado obrigatório destinado a profissionais em transporte de passageiros( mototaxista) e em entregas de mercadorias(motofretista), que exerçam atividades remuneradas na condução de motocicletas e motonetas.

Parágrafo único. O curso de que trata o caput deste Artigo será válido em todo o
território nacional.


Art. 2º O curso, na forma desta Resolução, será ministrado pelo órgão executivo
de trânsito do Estado ou do Distrito Federal ou por órgãos, entidades e instituições por
ele autorizados.

Art. 3º A grade curricular e as disposições gerais do curso especializado a que serefere esta Resolução constam do Anexo I.

Art. 4º Ficam reconhecidos os cursos específicos, destinados a motofretistas e a
mototaxistas, que tenham sido ministrados por órgãos ou entidades do Sistema Nacional
de Trânsito – SNT, por entidades por eles credenciadas e pelas instituições vinculadas ao
Sistema S, concluídos até a data de entrada em vigor desta Resolução, respeitando-se a
periodicidade para o curso de atualização previsto no seu Anexo II.

Art. 5º  Esta Resolução entrará em vigor 180 (cento e oitenta) dias após a data de
sua publicação.

 ANEXO I 
Carga horária, requisitos para matrícula, estrutura curricular, abordagem
didático-pedagógica e disposições gerais dos cursos

1. Carga horária
         
30 (trinta) horas-aula.

2. Requisitos para matrícula

•  Ter completado 21 (vinte e um) anos.
•  Estar habilitado no mínimo, há 2 (dois) anos na categoria “A”.
•  Não estar cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir, cassação da Carteira
Nacional de Habilitação (CNH), decorrente de crime  de trânsito, bem como estar
impedido judicialmente de exercer seus direitos.

fonte: site oficial do DETRAN; http://www.detran.gov.br/

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Primeiros socorros

O que fazer quando se deparar com um acidente?
Primeira coisa é sinalizar o local do acidente, e logo depois ligar para o socorro. Para sinalizar você pode usar o triângulo que é  obrigatório de fábrica ou no caso de não ter pode usar também galhos ou panos, acione o pisca-alerta dos veículos envolvidos no acidente, a sinalizacão deve ser visível para que não ocorra mais acidentes.
 Iniciando a sinalização, você deve contar um total de passos que é diferente a cada tipo de via : a coletora 40 passos longos, arterial 60 passos longos, trânsito rápido 80 passos longos e rodovias 110 passos longos.Tudo isso deve ser redobrado caso esteja chovendo ou seja multiplique os passos por 2.
É importante também manter o tráfego fluindo pois o socorro precisa chegar rápido, demarcar o desvio se caso tiver se não for possível faça o que puder.
Deixar de prestar socorro se solicitado pelo agente de trânsito é infração grave ( art.177 ).Caso você atropele alguém e não preste socorro poderá ser enquadrado no Art. 302, III do CTB que diz deixar de prestar socorro, quando possível fazê-lo sem risco pessoal, à vítima do acidente; é crime de trânsito a penalidade é detenção de 2 a 4 anos e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou habilitação para dirigir veículo automotor.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Aula de Primeiros Socorros.





                                                     Primeiros procedimentos ao se deparar com um acidente: sinalizar e ligar para o socorro...






observar a cena do acidente....











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