sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Dicas de Transito

Dicas de Transito
Que podem salvar sua vida
1. Responsabilidade
Amigo motorista, ouça esta dica!/ Você é responsável por todos os seus atos na condução do veículo./ Informe-se sobre as leis de trânsito./ O desconhecimento da lei não é desculpa para uma infração./ No Brasil é o Código de Trânsito Brasileiro que estabelece comportamentos corretos, transgressões e punições.
2. Habilitação
Você completou 18 anos e já pode fazer a carteira de motorista./ Procure um CFC, Centro de Formação de Condutores./ Você será submetido a aulas e exames teóricos e práticos, além de exames de aptidão física e mental./ Se for aprovado em todas as etapas, receberá uma Permissão para Dirigir./ Depois de um ano, se tiver sido um bom condutor...Parabéns!/ Você terá direito à Carteira Nacional de Habilitação definitiva./
3. Carteira Nacional de Habilitação
A carteira de motorista equivale a documento de identidade em todo território nacional./ Dirigir sem carteira é infração gravíssima./ Mas atenção, a carteira só tem validade quando apresentada em original./ Esteja atento à validade da sua carteira./
4. Luz baixa
Se você estiver trafegando num túnel ou rodovia, acenda os faróis do veículo, mesmo durante o dia./ Sob cerração, neblina ou chuva forte, mantenha acesa pelo menos as luzes de posição./ Ver e ser visto é fundamental para evitar acidentes.
5. Luz alta
Se já é noite e você está numa via sem iluminação, use a luz alta./ Mas cuidado!/ Quando enxergar outro veículo vindo na direção contrária, baixe a luz./ A luz alta ofusca a visão do outro motorista./ Essa regra também serve para quando você trafega atrás de outro veículo./ A luz alta bate no retrovisor de quem está a frente, atrapalhando a visão do motorista./
6. Troca de luz alta e baixa
Você está andando na estrada e o motorista que vem na direção oposta a sua faz um sinal de luz./ Luz alta e luz baixa, luz alta e luz baixa./ Geralmente, é um aviso de risco que será encontrado logo a seguir./ A troca de luz também costuma ser utilizada para indicar a intenção de ultrapassar o veículo da frente./
7. Sinalização
Imagine como seria transitar por uma cidade sem sinalização./ Aquelas placas com indicações de proibido estacionar ou vire a direita são fundamentais para o trânsito inteligente de veículos./ Se você observar problemas de sinalização, faça a sua parte: informe um agente ou uma autoridade de trânsito./ Você tem o direito de ter sua sugestão analisada!
8. Sinalizando para fazer uma manobra
Admita!/ Às vezes você vai fazer uma conversão e nem indicou a direção./ Ou sinalizou em cima da hora./ Essa distração prejudica o condutor que está atrás de você, pois será obrigado a frear bruscamente./ Sem falar no perigo de atropelar o pedestre que está atravessando a rua tranqüilamente, pois não sabe da sua intenção de mudar de direção./ Portanto, sinalize com antecedência!
9. Buzina
Afundar o dedo na buzina não é certo./ Até para isso existe lei, sabia?/ Só use a buzina, desde que com um toque breve, para fazer advertência a fim de evitar acidentes./ A buzina também pode ser usada quando você estiver na estrada e pretender ultrapassar outro veículo./ O uso inadequado da buzina é uma infração sujeita a multa e pontos na carteira./
10. Buzina
Quantas vezes já aconteceu de você estar caminhando ou dirigindo tranqüilamente e, de repente..../Algum condutor impaciente senta o dedo na buzina, criando aquele barulho ensurdecedor./ Não usar a buzina corretamente é infração sujeita a multa e pontos na carteira./ Lembre-se também que há locais onde buzinar é expressamente proibido, como próximo a hospitais./
11.Calçadas
Não estacione em cima de calçadas./ O trânsito de veículo sobre passeios, calçadas e acostamentos só poderá ocorrer para entrada e saída de garagens ou áreas especiais de estacionamento./ A calçada é território de pedestres!!!
12. Faixa de Pedestre
Ás vezes você vai atravessar a rua e a poucos metros tem uma faixa de pedestre./ Mesmo assim, você atravessou fora da faixa./ Por quê?/ A faixa foi criada para proporcionar segurança ao pedestre./ Mas só atravesse se tiver certeza que os carros vão parar para você passar.
13. Cuidado com o pedestre na hora da conversão
O sinal abriu, você quer dobrar para a direita ou esquerda./ Preste atenção: caso um pedestre esteja fazendo a travessia ou demonstrar intenção de fazê-la, dê a passagem./ Se preciso, pare o carro./ O pedestre tem a preferência.

14. Condições da Via
Antes de pegar a estrada, procure conhecer o caminho que irá percorrer./ Na descida de uma serra, por exemplo./ O indicado é iniciar a descida com velocidade reduzida, engrenando a mesma marcha que seria usada para subir./ Jamais desça com o carro em ponto morto, pois o veículo poderá embalar e fazer você perder o controle da direção.
15. Sinal vermelho
Você é daqueles condutores "espertinhos" que seguem em frente mesmo com o sinal vermelho?/ Por quê?/ Quer provocar um acidente?/ Quer matar uma pessoa?/ Saiba que, além de colocar em risco a vida de outros, essa atitude é uma infração gravíssima, segundo o Código de Trânsito Brasileiro./ Seja res-pon-sá-vel./ Obedeça a sinalização.
16. Ponto Cego
Você está prestes a mudar de pista./ Olha pelo retrovisor interno e não vê nenhum veículo./ Olha pelos espelhos laterais, nada./ Dá sinal e quando faz a manobra... Você não viu, mas havia um carro trafegando atrás do seu veículo./ E você não enxergou porque ele estava no chamado ponto cego./ Esses pontos ficam à direita e à esquerda de quem dirige à frente, de forma que escapam da visão dos retrovisores./ Para enxergar, vire a cabeça até que o queixo atinja a altura do ombro./ Para evitar o ponto cego, ajuste a velocidade.
17. Marcha ré
Você entrou na rua errada e, para não fazer a volta na quadra, resolve dar uma ré./ Sabia que é proibido usar a marcha ré para longas distâncias?/ Fazendo isso, estará correndo o risco de ser multado./ Utilize a marcha ré apenas para pequenas manobras./
18. Parar e estacionar
Meio metro é a distância máxima da calçada que seu carro pode ficar quando estacionado./ Lembre-se de sinalizar a manobra de estacionamento com o indicador de direção./ Estacionar em local proibido gera multa e pontos na carteira./ Estacionar em fila dupla ou em cima da faixa de pedestres é infração grave, que ocasiona multa e remoção do veículo./
19. Ultrapassagens
Acidentes causados por ultrapassagens mal feitas estão entre os mais graves, pois envolvem altas velocidades./ Para ultrapassar, o condutor tem que desenvolver uma velocidade superior a do veículo que pretende deixar para trás./ Além disso, o risco aumenta naturalmente, já que o veículo irá permanecer um tempo na contramão./ Se outro motorista estiver iniciando uma ultrapassagem, facilite a manobra./ Desloque-se o máximo possível para a direita.
20. Ultrapassagens
Você está num trecho da estrada onde a faixa tem aquelas duas listas contínuas, amarelas, indicando a proibição para ultrapassar./ Mesmo assim, é comum ver um condutor fazendo a manobra./ Não imite o erro!/ Ultrapasse apenas em locais permitidos, com boa visibilidade./
Auto Escola Pitéu
Fonte: Detran RS

domingo, 2 de janeiro de 2011

DICAS NO TRÂNSITO

 
TRAFEGUE NA FAIXA CERTA
  • Em baixa velocidade, conserve-se na faixa da direita. Você se mantém mais seguro e não atrapalha o trânsito.
  • Só ultrapasse pela faixa da esquerda. Você evita surpresas para você e o motorista da frente.
SINAL AMARELO
  • Não faça do sinal amarelo um complemento do verde. Pare e evite acidentes com carros e pedestres.
 BUZINA SÓ EM ÚLTIMO CASO
  • Evite ficar buzinando o tempo todo. Isso só causa stress e sustos desnecessários.
  • Quando o carro à sua frente estancar no sinal, tenha paciência e aguarde. Antes de buzinar, lembre-se que poderia ser você.
PEGA É CRIME
  • Fazer pega nas ruas é crime. Rua não é pista de corrida. Acidentes durante pegas geralmente matam motoristas e transeuntes inocentes.
USO DO CELULAR
  • É proibido usar telefone celular enquanto se dirige. Quando o seu tocar, estacione o carro em local seguro e só então atenda. Falar ao celular atrapalha a concentração e provoca acidentes graves.
ESTACIONE SEMPRE CORRETAMENTE
  • Nunca pare em fila dupla. Principalmente em frente aos colégios. Isso tira a visão dos motoristas que passam e das crianças que atravessam a rua.
  • Calçada é lugar de pedestre, não de carro. Se você comparar, tem mais espaço para estacionar na rua do que na calçada. Não diminua ainda mais o espaço de quem está a pé. Além do mais, a foto-multa está aí para punir os infratores.
CINTO DE SEGURANÇA

  • Não abra mão de sua segurança, e consequentemente de sua vida, por causa de um capricho. Para não amassar as roupas use um pano entre elas e o cinto, ou use acessórios acolchoados nos cintos.
  • Esquecimento é desculpa de quem não se acostumou a usar o cinto. Torne a colocação do cinto um procedimento automático assim que entrar no carro.
FAIXA DE PEDESTRE
  • O próprio nome já diz tudo. Não pare o carro sobre ela. É contra a lei.
Que estas dicas possam está presentes no nosso cotidiano, só assim teremos um trânsito mais seguro e humanizado. Feliz Ano Novo!!!!

Auto Escola Pitéu
fonte: http://www.detran.ro.gov.br/educ/dicas.htm