quarta-feira, 20 de outubro de 2010

OS DOIS LADOS DO MEDO DE DIRIGIR: RACIONAL E EMOCIONAL

De acordo com o dicionário Aurélio, Medo significa temor, receio, pavor a algo ou a alguém. no emaranhado onde se constitui o medo, podemos identificá-lo como racional e emocional.

O medo é um instinto primitivo de seres humanos e animais associado à sobrevivência e preservação da vida. Se estamos diante de algo novo como dirigir, ainda mais se você nunca sentou no banco do motorista, vai sentir medo porque não domina o carro. Vai ter medo de:

- causar acidentes
- não saber frenar na hora certa
- não saber o que fazer diante das dificuldades que surgem no trânsito
- medo de bater nos outros carros
- de atropelar alguém
- medo que batam atrás
- e, principalmente, medo de não ter controle, domínio da situação.

O medo em dose equilibrada pode ter relação direta com a prudência, no entanto a ausência do mesmo pode gerar imprudencia, negligencia e mesmo imperícia. É necessário que compreendamos um pouco mais sobre o medo e suas distinções:   

  • O medo racional é o que te afasta do carro por não saber dirigi-lo ou dominá-lo. Medo de ir para as ruas aprender a dirigir mesmo com o instrutor ou dirigir sozinho.

  • O medo emocional está ligado à insegurança e que te afasta do carro, mesmo você sabendo o que tem que fazer na hora certa para tomar decisões. Por isso é que muita gente que SABE DIRIGIR não dirige: suas emoções, seus sentimentos, seus pensamentos negativos interferem e enfraquecem ou anulam sua iniciativa mesmo tendo vencido o medo racional.

Muitos não tem paciência para o passo a passo da aprendizagem e querem queimar etapas:

1. dirigir que nem o pai que dirige há anos e teve de errar muito no começo para corrigir e aprender

2. colocar o carro na garagem de ré bem rapidinho que nem o vizinho faz hoje depois de treinar por anos

3. Fazer baliza perfeita em questão de segundos como o cara que se bateu durante anos prá aprender

E ainda se perguntam: se o outro pode, porque eu não posso?

Mas nunca se permitem errar, querem ser perfeitas, eficientes. Nunca se perguntaram: "mas se o outro errou muito para aprender a dirigir, porque eu não posso me permitir errar para acertar?"

- Olham o tráfego intenso e ao mesmo tempo que querem estar lá dirigindo, se cobram porque não conseguem.

- Aprender a dirigir é uma aprendizagem que NÃO ACABA NUNCA: todo dia aprendemos alguma coisa no trânsito.

- Aprender a dirigir requer paciência, calma, pensamento positivo, determinação, estar disposto ao passo a passo, a engatinhar, a errar e aprender.

- Aprender a dirigir requer treino todo dia, e como muita gente não tem paciência para treinar, prefere abandonar o carro na garagem, se lamentar e alimentar a falsa ideia que seu medo é patológico.

TEMOS QUE ASSUMIR ATITUDES E TER CORAGEM DIANTE DE TUDO NA NOSSA VIDA

Cada vez que você pára, chora, lamenta, fica caído no chão, O MUNDO NÃO PÁRA, as pessoas não páram prá te juntar. Ou você junta os pedaços do que sobrou de você e se recompõe, ou tudo passa por cima de você.

Pode ser duro, pode ser cruel, mas a vida é assim. Coragem na vida, fim do medo ao volante. escrito por Márcia Pontes com adaptação para Auto Escola Pitéu.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário