quinta-feira, 18 de novembro de 2010

ÁLCOOL X TRÂNSITO

                                       ÁLCOOL X TRÂNSITO
        ÁLCOOL NÃO COMBINA COM TRÂNSITO E COM VIDA

Os estudos mais recentes mostram que em 61% dos acidentes de trânsito, o condutor havia ingerido bebida alcoólica. Uma capacidade indispensável ao motorista é prejudicada pelo consumo de bebida alcoólica: a percepção. O condutor que insistir em se embebedar e depois dirigir, corre o risco de sofrer diminuição dos reflexos e terá predisposição a acidentes de todo o tipo – que podem ir de um tropeço a um acidente automobilístico.

Por isso, é muito importante que se tenha sempre em mente que BEBIDA E ÁLCOOL não combinam. É de mau gosto. É contra a vida. Sabe o que as estatísticas mostram como resultado dessa mistura? 28 mil mortos por ano e 199 mil feridos. Geralmente quem bebe acha que tem condições de dirigir pensa que o álcool não influencia em sua habilidade como motorista. É comum ouvir que a ingestão do álcool em doses determinadas não altera os efeitos psicológicos. Isso é falso pois muitas vezes o indivíduo ingere uma pequena dose e o efeito acaba sendo idêntico a ingestão de uma grande dosagem alcoólica.


     EFEITOS DO ÁLCOOL NO ORGANISMO
Digestivos – gastrite, vómitos fáceis, hemorragia gástrica ou intestinal

Hepáticos- hepatite alcoólica, fígado gorduroso, pele amarela, cirrose hepática.

Respiratórios- laringe, bronquite, efisema pulmonar, falta de ar ao falar ou subir escadas

Cardíacos- doença do miocárdio com alterações circulatórias sob os efeitos tóxicos do álcool, aumenta o trabalho cardíaco, provoca o aumento dos batimentos cardíacos.

Neurológicos- lesão etílica cerebral, diminuição da coordenação motora, delírios e confusão mental, inflamações dos nervos, doenças dos músculos, demência progressiva, falta de apetite, diminuição da glicose sanguínea, inflamação do pâncreas.

                            PUNIÇÕES PARA QUEM DIRIGE EMBRIAGADO

A nova regulamentação de trânsito prevê que infratores que dirigem sob influência do álcool e expõem terceiros a riscos ou provocam acidentes de trânsito estão cometendo crime. A pena varia de 6 meses a 3 anos de prisão. Dirigir embriagado dá multa e é infração de natureza gravíssima. A multa é de R$ 820,00 com suspensão do direito de dirigir e detenção de seis meses a um ano.

        O QUE FAZER SE O MEU AMIGO INSISTIR EM DIRIGIR ALCOOLIZADO?
Se você estiver numa mesa de bar ao lado do amigo que vai dirigir o carro depois, preste atenção: você pode ajudar a evitar que uma possível tragédia aconteça. Siga as orientações abaixo caso você acabe fazendo parte de uma situação como essa:
1.Se você tem carteira de habilitação e não acompanhou o seu amigo na ingestão de bebida, fique responsável pelo volante. Não deixe que o seu amigo dirija, por mais que ele insista.
2.Converse com ele. Tente fazer o seu amigo se conscientizar que pode tirar não apenas a vida dele como a sua e de outras pessoas que podem acabar sendo vítimas de atropelamentos causados por ele.
3.Caso seu amigo beba ao ponto de desmaiar, leve-o para um pronto-socorro
4.Não dê banhos frios. Ao contrário, tente mantê-lo aquecido
5. Esqueça o mito de que o café forte corta o efeito da bebida. Apesar de estimulante, o café em nada altera os efeitos da embriaguez
LEMBRE-SE: Não seja passageiro de ninguém que tenha bebido, mesmo que só um pouco. Muitas vezes, doses pequenas podem comprometer a habilidade do motorista. Fique atento. A vítima pode ser você.
                                          Tabela do álcool

Taxas de álcool por dose
Efeitos no motorista
Uma latinha de cerveja
Uma dose de uísque
Uma dose de pinga

Esse é o seu limite
Duas latinhas de cerveja
Duas taças de vinho
Duas doses de uísque
Duas doses de Pinga

Você fica com sua visão mais sensível e sua noção de distância e velocidade diminuem.
Três latinhas de cerveja
Três taças de vinho
Três doses de uísque
Três doses de pinga

Seu reflexo fica comprometido. Dirigir neste estágio é perigoso.



                                      
Fonte: http://www.detran.pa.gov.br/index.php?pagina=menu/educacao/dicas/punicao.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário