quinta-feira, 4 de novembro de 2010

CURVAS

Na curva existe uma força que tende a “jogar a moto para fora”: a chamada força centrífuga.
As máquinas de lavar secam parcialmente a roupa usando a força centrífuga. A roupa molhada
é colocada num cilindro oco, que possui furos na parede. Ele gira rapidamente, forçando a água
a sair pelos furos. É como se houvesse uma força empurrando a água na direção dos furos.
Essa força é a força centrífuga. Quando você faz uma curva, existe esta mesma força centrífuga,
que o joga para fora da curva.
A força centrífuga depende do peso do veículo, de sua velocidade e do raio de curvatura da curva.
 De modo geral, a força centrífuga que atua sobre uma moto 125 cc é menor do que em uma motocicleta de 300 cc que está com a mesma velocidade.
Na curva, a melhor maneira de reduzir a ação da força centrífuga é reduzir a velocidade.
Quanto menor for ao raio de curvatura da curva, maior será a força centrífuga que atuará sobre
a motocicleta. Numa curva com raio de 15 metros, a força centrifuga é o dobro do que numa
curva com raio de 30 metros (para a mesma velocidade da moto).
Além da força centrífuga, o conjunto motocicleta/ piloto está sob ação da força peso. Inclinando
a motocicleta, você mantém o equilíbrio entre a força centrífuga e a força peso. Quanto maior
for a força centrífuga, maior será a inclinação necessária para manter o equilíbrio da moto.
Etapas da curva do veículo, de sua velocidade e do raio de curvatura da curva. São três os passos básicos:

Reduzir - Reduza a velocidade antes de iniciar a curva, fechando o acelerador e, se necessário,
usando os freios. Use a cabeça e os olhos para direcioná-lo. Olhe através da curva para o ponto
aonde quer chegar. Gire somente a cabeça e não os ombros.

Inclinar - Para virar, a moto tem de se inclinar. Para inclinar a moto, empurre o guidão na direção
da curva. Velocidades mais altas ou curvas mais apertadas exigem um ângulo de inclinação
maior. Durante as curvas normais, o piloto e a moto devem se inclinar juntos. Em curvas mais
lentas, incline só a moto e mantenha o corpo reto.

Recuperar velocidade - Reduza o acelerador enquanto vira. Evite desacelerar enquanto estiver
na curva. Mantenha a velocidade constante e então acelere gradualmente assim que visualizar o
fnal da curva.

fonte do artigo:www.hondapilotomais.com.br

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