terça-feira, 16 de novembro de 2010

DICAS DE DIREÇÃO DEFENSIVA

INTRODUÇÃO
As estatísticas comprovam que a cada ano 33 mil pessoas são mortas e cerca de 400 mil ficam feridas ou inválidas em ocorrências de trânsito. Para diminuir os números de acidentes depende de uma ação conjunta entre o Estado e os condutores.
75% dos acidentes são causados por falhas humanas.
12% são causados por falhas mecânicas.
6% são causados por más condições das vias
DEFINIÇÃO
É o ato de dirigir a fim de evitar qualquer tipo de acidente, apesar das condições adversas e das ações incorretas de outros motoristas ou pedestres, prevendo antecipadamente a possibilidade de acidentes e agir instantaneamente para evitar que isso aconteça, sendo indispensável na formação e aperfeiçoamento dos condutores, devendo ser praticado todo o momento, quando o condutor assume o controle do veiculo.
Os elementos básicos da direção defensiva são
Atenção: O motorista deve manter-se em estado de alerta durante todo o tempo em que estiver ao volante, consciente das situações de risco em que pode envolver-se e pronto a tomar a atitude necessária em tal situação para evitar o acidente, deve também ser direcionada a todos os elementos da via, sendo necessário direcionar os cuidados e a manutenção do veículo e ter conhecimento prévio do caminho a que se destina, bem como, o tempo de deslocamento.
Decisão: A decisão do condutor depende do conhecimento que tiver das responsabilidades na condução do veículo e na obediência das leis de trânsito.
CIRCULAÇÃO
Ao transitar por vias de grande movimentação de pedestres ou escolas o condutor deve circular em velocidade compatível com a segurança.
COLISÃO
É o nome que se dá ao acidente envolvendo dois veículos em movimento. É de responsabilidade do condutor do veículo de trás evitar que isso aconteça.
Tipos de Colisão
Com o veículo da frente: Mantendo distância de segmento o motorista atento evita colisão com o veículo que vai a sua frente. No caso de parada brusca do veículo da frente, pise aos poucos no pedal de freio evitando assim que trave as rodas do veículo e sua derrapagem.
Com o veículo de trás
Sempre que parar o veículo, mantenha uma distância segura do veículo que vai a sua frente, evite pisar bruscamente no freio, inspecione com frequência os indicadores de direção (seta) e as luzes de freio. Fique atento ao retrovisor, ao perceber que o veiculo de trás esta muito próximo, diminua a velocidade do seu veículo e permita que ele ultrapasse com segurança. Ande sempre em velocidade acima da metade máxima permitida até o seu limite, sempre levando em conta as condições de tráfego e meteorológicas, ou se estiver na faixa da direita
Colisão frontal ou frente a frente
Causada principalmente por motoristas que ignoram as leis de trânsito e as normas da direção defensiva. Considerada como colisão de maior gravidade, podendo ser evitada se tomadas algumas providências antes da ultrapassagem. - Só ultrapasse em local permitido e com condições de segurança e visibilidade. - Ultrapasse somente pela esquerda. - Sinalize sua intenção de ultrapassar. - Fique atento ao retrovisor para verificar se o veículo de trás não iniciou a ultrapassagem. - Acelere o veículo a medida que for ultrapassando.
Colisão em cruzamentos
Um terço dos acidentes de trânsito ocorrem em cruzamentos. Conforme as normas do Código de Transito Brasileiro a preferência de passagem em cruzamento não sinalizado se dá : - No caso de apenas um fluxo ser proveniente de rodovia, aquele que estiver circulando por ela. - No caso de rotatória, aquele que já estiver iniciado a manobra. - Nos demais casos, o que vier pela direita do condutor.
CONDIÇÃO ADVERSA
Veículo
A condição do veículo é fator muito importante a ser considerado para evitar acidentes. Devemos sempre manter o veículo em perfeitas condições de uso, um veículo em más condições de uso, dificulta seus comandos por isso devemos verificar alguns itens de segurança periodicamente. - Lâmpadas queimadas - Pneus gastos - Freios desregulados - Folga de direção - Limpadores de pára-brisa quebrado ou com defeito - Buzina.
Luz
Esta condição refere-se à intensidade de iluminação em determinado local, podendo ser natural (luz do sol), como artificial (luz elétrica), causando ofuscamento quando a luz é intensa. Ao transitar por uma via, o farol do veículo em sentido contrário pode causar cegueira momentânea, dificultando o controle do veículo, tornando o ato de dirigir perigoso, ou penumbra quando de pouca luminosidade podendo ocasionar uma visão inadequada no momento de dirigir, e provocar condições favoráveis a um acidente. Ao dirigir com excesso de luminosidade natural (luz solar), não esquecer de baixar a pala protetora (quebra-sol).
Trânsito
O trânsito como definido no Código de Trânsito Brasileiro é a movimentação de veículos, pessoas e animais nas vias terrestres. As feiras livres, exposições, e acidentes de transito são condições adversas, pois nestes locais os veículos diminuem rapidamente a velocidade de circulação nas vias. A presença de trator, carroças, animais, ônibus e excursão, caminhões, etc., mudam as condições de trânsito, tornando o trânsito mais lento e difícil . O natal, Carnaval, ferias, são também condições adversas de trânsito, pois interferem no comportamento dos condutores.
Vias urbanas
São ruas avenidas ou caminhos abertos à circulação pública, situadas nas áreas urbanas. Vias Rurais: São estradas e rodovias, situadas fora das áreas urbanas.
Rodovia
Via rural pavimentada
Estrada
Via rural não pavimentada.
O condutor que desejar entrar numa rodovia deve utilizar-se da faixa de aceleração para acelerar o veículo, estando atento para que o veículo atinja a via na mesma velocidade do seu fluxo. Havendo a necessidade de o condutor esperar para entrar na via, deve diminuir a velocidade já no início da faixa de aceleração de forma que se tenha espaço suficiente para acelerar até a velocidade necessária. O condutor deve utilizar as setas indicativas de mudança de direção (pisca) com antecedência, se for conveniente, usar a sinalização de braço.
Tempo Chuva, granizo, cerração, nevoeiro, vento e neblina são exemplos de condições adversas de tempo. Esses fenômenos atrapalham muito a capacidade visual do motorista, chegando a ponto de impossibilitar a visão da margem das estradas ou das faixas divisórias. Em caso de chuva forte deve-se manter ligados os limpadores de pára-brisas, pois sua visão fica prejudicada, neste caso é obrigatório acionar pelo menos as luzes de posição ou ainda o farol baixo, para tornar-se mais visível aos outros condutores.
Aquaplanagem ou Hidroplanagem
É quando o veículo passa a rodar sobre uma fina camada de água entre a pista e o pneu do veículo, com falta de contato dos pneus com a pista, chão ou pavimento. Ocorre por que a pista esta molhada ou existe poças de água, sendo mais fácil de acontecer se os pneus estiverem descalibrados ou dirigir em velocidade incompatível com a via molhada.
Vias
Devemos procurar informações sobre as condições das vias, estudar o mapa da cidade ou rodoviário antecipadamente, planejando o trajeto a ser percorrido. Conheça os vários tipos de condições adversas das vias de trânsito:
- Curvas
- Tipo de pavimentação
- Acostamento
- Desvios
- Aclives e Declives
- Buracos
- Desníveis na pista
- Largura da Pista e outros.
Motorista
O motorista deve estar em plenas condições físicas, mentais e psicológicas para dirigir. Exemplos de condições adversas de motorista na hora de dirigir:
Condições físicas
- Fadiga
- Estado alcoólico
- Sonolência
- Visão deficiente
- Audição deficiente
- Perturbações físicas
Condições mentais
- Estado de tensão emocional
- Preocupações - Medo
ACIDENTE EVITÁVEL E ACIDENTE INEVITÁVELAcidente Evitável
É aquele em que o motorista não faz tudo o que pode ser feito para evitar que o acidente aconteça.
Acidente Inevitável
É aquele em que o motorista fez tudo o que era possível fazer, mas não conseguiu evitar.
COMPORTAMENTO DO CONDUTOR
O condutor de veículo deve manter-se tranquilo e redobrar a atenção no trânsito, guardar distância de segmento entre o veículo que dirige e o que segue a sua frente. O condutor ao encontrar congestionamento deve manter-se calmo e com uma distância segura do veículo da frente, percebendo antecipadamente os riscos e agir prontamente para evitá-los ou controlá-los. Ao perceber que poderá haver um choque de seu veículo com o da frente, pise no freio aos poucos para evitar derrapagens, controlando a velocidade do veículo e a distância com o da frente. O condutor deve adotar uma posição correta e confortável, ereto e com as duas mãos ao volante no momento de dirigir. O transporte de crianças com até 10 anos de idade deve ser no banco traseiro. O condutor, ao perceber que será ultrapassado, deve manter ou reduzir a velocidade facilitando a ultrapassagem. É bom lembrar que o condutor deve possuir características de prudência e habilidade para assumir um comportamento seguro.
DENOMINAÇÃO DE DISTÂNCIA
Distância de Seguimento
A distância que deve ser guardada entre o seu veículo e o que vai a sua frente, distância esta que permite que o motorista evite uma colisão com o veículo que vai a sua frente.
Distância de Parada
A distância percorrida desde o momento que o motorista vê o perigo, até a imobilização total do veículo.
Distância de Frenagem
A distância percorrida desde o momento que o motorista aciona o pedal de freio, até a parada total do veículo.
Distância de Reação
A distância percorrida desde o momento que o motorista vê o perigo, até o momento em que pisa no freio.
INGESTÃO DE ÁLCOOL
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, dirigir sob influência de álcool, em nível superior a seis decigramas por litro de sangue, ou qualquer substância entorpeceste ou que determine dependência física ou psíquica é considerada uma infração gravíssima, com pena de multa, tendo como medida administrativa a retenção do veículo até a apresentação de condutor habilitado e recolhimento do documento de habilitação. Recursos populares apenas conseguem transformar um bêbado com sono num bêbado acordado, café forte sem açúcar, banho frio, remédios e chazinhos caseiros, de nada adiantam para diminuir os efeitos do álcool, a única maneira de eliminar a bebida alcóolica do organismo é esperar passar o tempo necessário para a eliminação natural que varia de pessoa para pessoa.
Os principais efeitos do álcool no organismo são:
- Diminuição da coordenação motora
- Visão distorcida
- Raciocínio e reação lentos
- Falta de concentração
- Perda de reflexo
Dirigir sobre efeito de álcool além de ser uma infração de trânsito, é uma irresponsabilidade. “Se dirigir não beba, se beber, não dirija".
MANOBRAS EM MARCHA
A RÉ Esta é uma manobra perigosa, causadora de muitos acidentes, já que o condutor está dirigindo para trás e seu veículo esta andando num sentido oposto aos demais veículos da via. É proibido trafegar trechos longos em marcha à ré, devendo ser usada somente em pequenas manobras, não devendo ser executada nas esquinas.
PEDESTRE
O pedestre tem sempre preferência de passagem quando se encontre na faixa a ele destinada. Quem não tenha concluído a travessia, mesmo que o sinal verde tenha aberto para o veiculo, continua com o direito de preferência. Também tem a preferência os portadores de deficiência física, criança, idosos e gestantes.
ULTRAPASSAGEM
Ultrapassar pela contramão outro veículo, nas curvas, aclives e declives, sem visibilidade suficiente, nas faixas de pedestres, nas pontes, viadutos ou túneis, onde houver marcação viária, longitudinal de divisão de fluxos opostos do tipo linha dupla contínua ou simples contínua amarela é infração gravíssima com pena de multa. O condutor, ao perceber que será ultrapassado deve manter ou reduzir a velocidade facilitando a ultrapassagem.
CINTO DE SEGURANÇA
Caso haja um acidente os passageiros que não estiverem usando cinto de segurança serão jogados de encontro às partes internas do veículo. Existem atualmente vários tipos de cintos de segurança, sendo considerado mais adequado no aspecto da segurança, para os veículos do trânsito urbano o cinto de segurança de 3 (três) pontos.
Atenção: Esse material de apoio é composto de dicas e sugestões que foram organizadas pela Divisão de Habilitação do Detran-SP. Lembramos que em nenhum momento seu uso deverá substituir o estudo aprofundado das apostilas produzidas pelo Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN). Utilize-o como complemento aos seus estudos.
Fonte:www.detran.sp.gov.br/renovacao/direcao_defensiva.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário