segunda-feira, 8 de novembro de 2010

ASFALTO QUE ABSORVE ÁGUA DA CHUVA

Hoje na coluna você não sabia, mas já existe do jornal Bom Dia Brasil, foi exibido  uma matéria muito interessante, - É possível asfalto absorver água?
Parece piada mas não é não, uma universidade brasileira desenvolveu um asfalto que absorve água da chuva diminuindo assim o risco de alagamentos nas grandes cidades.
Ele é chamado de poroso, e diferente do convencional tem pedras maiores facilitando assim a infiltração da água, são cinco centímetros de asfalto e por baixo pedras ainda maiores para a mesma se deslocar com mais facilidade.
Pode ser tão resistente quanto o convencional, só que é nessesario o uso de um asfalto de qualidade, para que não solte nenhum pedaço e borracha para ter uma boa liga, pois as pedras são maiores.
Nos testes toda a água foi absorvida, o asfalto fica com aparência só de molhado, já o convencional escorre toda ela para os bueiros e não absorve nada.
Depois a água vai para rios e estações de tratamento, para começar a escoar ela demora de 01:30 h até 02:00 h.
É uma boa solução, mas nos também devemos fazer a nossa parte não jogando lixo nas ruas, que entopem bueiros, causando enchentes, desabrigando moradores e dai vai virando uma bola de neve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário