quinta-feira, 11 de novembro de 2010

PILOTANDO Á NOITE

Pilotar à noite exige o dobro de atenção do motociclista. Da mesma forma que no caso de chuva ou neblina, a primeira providência consiste em reduzir a velocidade.
Alguns dos perigos da pilotagem à noite:
• A visão é reduzida em relação à vista durante o dia.
• As cores desaparecem: primeiro, o vermelho; por último, o azul.
• A noção de profundidade diminui.
• A visão dos espaços fica imprecisa.
• A percepção dos movimentos é muito difícil.
O perigo mais sério da pilotagem noturna é o ofuscamento. Se um veículo, ao cruzar com você, estiver com os faróis altos, poderá deixá-lo com a visão ofuscada. Infelizmente não há meios de se evitar o ofuscamento. Então, procure ser o primeiro a passar para luz baixa.
Essa demonstração de boa vontade, em geral, leva os outros a agirem da mesma forma.Alguns cuidados que você deve tomar para suavizar o ofuscamento:
- Fazer com que os olhos quase se fechem é uma reação espontânea, que ajuda a conseguir uma adaptação visual melhor e mais rápida. Após o ofuscamento, tem-se a impressão de cegueira momentânea.
- Não olhar diretamente para os faróis dos carros que trafegam em sentido oposto. Tente fazer isso para abrandar o ofuscamento.
A visibilidade fica reduzida quando pilota sua moto à noite – bem como a de outros motoristas.
Aumente a sua capacidade de ser visto usando roupas de cor clara e materiais retrorefexivos sobre a roupa a moto.
Aumente sua visibilidade, assegurando-se de que os óculos de proteção estejam limpos e sem
arranhões. O efeito estrela de um visor arranhado pode ser interessante visualmente, mas distorce a sua visão quando está pilotando uma moto.
A maioria das motos só tem um farol. Reduza a velocidade para evitar ultrapassar o feixe de luz lançado.
 As viseiras coloridas e óculos de sol podem reduzir em até 80% a luminosidade
disponível. Não os use à noite.
Fonte:www.hondapilotomais.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário