terça-feira, 23 de novembro de 2010

Falta de cinto de segurança é a terceira infração mais cometida

Segundo dados do Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf), divulgados nesta terça-feira, a falta do uso do cinto de segurança é a terceira infração mais cometida por veículos fora do estado de emplacamento. O Renainf, coordenado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), registrou de janeiro 2004, quando o sistema começou a ser implantado no país, até julho deste ano 22.780.514 infrações de trânsito.

A infração pela falta do uso do cinto de segurança fica atrás apenas das infrações de excesso de velocidade (9.834.097) e ultrapassagem pela contramão (1.168.189). De janeiro de 2004 até julho de 2010 foram 978.870 infrações pela falta do cinto em todo o país.

Em relação ao transporte de crianças sem a observância das normas, o Renainf registrou 24.618. O Renainf é um sistema que permite aos órgãos integrados aplicar multas a partir de placas de veículos cadastradas em qualquer uma das 27 unidades da Federação e também enviar para o prontuário do condutor responsável pela infração a pontuação de penalidade equivalente à multa aplicada.

Fonte: DENATRAN; http://www.denatran.gov.br/ultimas/20101123_seminario_2.htm

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

MOTOCICLISTAS

Dicas para quem quer ser um bom motociclista.

No Brasil, é cada vez maior o número de pessoas que preferem a motocicleta
ao invés do veículo motorizado de quatro rodas. Quem as defende diz que são
mais práticas, facilitam a circulação, sem contar que são “charmosas” e sempre
chamam atenção. As motocicletas ganham também no Brasil, uma outra utilidade:
ferramenta de trabalho.

Mas, seja qual for a finalidade do uso das motocicletas, é bom que os condutores
tenham em mente as regras que devem ser seguidas por eles.
Apesar de ter se tornado em nossa sociedade símbolo de liberdade e
aventura, sendo preferida
principalmente pelos jovens, os índices de acidentes envolvendo motociclistas é
muito alto no Brasil. O bom motociclista, a exemplo do pedestre, ciclista e
motoristas, tem regras a cumprir.

       Confira algumas:
  • Ser habilitado na categoria A.
  • Pilotar sempre com o capacete de segurança a viseira ou óculos protetores.
  • Não deve “costurar” o trânsito entre veículos em movimento.
  • Deve saber usar os freios com habilidade ou seja, sempre os dois ao mesmo tempo, usando os quatro dedos na hora da freagem. É bom você lembrar
  • Que além de ajudar a parar, o freio traseiro mantém o equilíbrio da moto.
  • Cuidado com os cruzamentos: sempre pare e olhe antes de passar. Ocupe         adequadamente seu espaço nas ruas e nunca divida a mesma faixa com outros veículos.
  • Atenção aos toristas à sua volta. Lembre-se de que em cruzamentos sem semáfaros, a preferência é sempre do pedestre.
  • Pare antes da faixa.
  • Use roupas claras e protetoras.
  • O passageiro deve manter-se agarrado à sua cintura e usando capacete.
  • Não transporte criança até 7 anos de idade.
  • Não transporte mais de um passageiro.
  • Transitar com farol aceso (mesmo de dia) .
pagina=menu/educacao/dicas/motociclistas.php

ÁLCOOL X TRÂNSITO

                                       ÁLCOOL X TRÂNSITO
        ÁLCOOL NÃO COMBINA COM TRÂNSITO E COM VIDA

Os estudos mais recentes mostram que em 61% dos acidentes de trânsito, o condutor havia ingerido bebida alcoólica. Uma capacidade indispensável ao motorista é prejudicada pelo consumo de bebida alcoólica: a percepção. O condutor que insistir em se embebedar e depois dirigir, corre o risco de sofrer diminuição dos reflexos e terá predisposição a acidentes de todo o tipo – que podem ir de um tropeço a um acidente automobilístico.

Por isso, é muito importante que se tenha sempre em mente que BEBIDA E ÁLCOOL não combinam. É de mau gosto. É contra a vida. Sabe o que as estatísticas mostram como resultado dessa mistura? 28 mil mortos por ano e 199 mil feridos. Geralmente quem bebe acha que tem condições de dirigir pensa que o álcool não influencia em sua habilidade como motorista. É comum ouvir que a ingestão do álcool em doses determinadas não altera os efeitos psicológicos. Isso é falso pois muitas vezes o indivíduo ingere uma pequena dose e o efeito acaba sendo idêntico a ingestão de uma grande dosagem alcoólica.


     EFEITOS DO ÁLCOOL NO ORGANISMO
Digestivos – gastrite, vómitos fáceis, hemorragia gástrica ou intestinal

Hepáticos- hepatite alcoólica, fígado gorduroso, pele amarela, cirrose hepática.

Respiratórios- laringe, bronquite, efisema pulmonar, falta de ar ao falar ou subir escadas

Cardíacos- doença do miocárdio com alterações circulatórias sob os efeitos tóxicos do álcool, aumenta o trabalho cardíaco, provoca o aumento dos batimentos cardíacos.

Neurológicos- lesão etílica cerebral, diminuição da coordenação motora, delírios e confusão mental, inflamações dos nervos, doenças dos músculos, demência progressiva, falta de apetite, diminuição da glicose sanguínea, inflamação do pâncreas.

                            PUNIÇÕES PARA QUEM DIRIGE EMBRIAGADO

A nova regulamentação de trânsito prevê que infratores que dirigem sob influência do álcool e expõem terceiros a riscos ou provocam acidentes de trânsito estão cometendo crime. A pena varia de 6 meses a 3 anos de prisão. Dirigir embriagado dá multa e é infração de natureza gravíssima. A multa é de R$ 820,00 com suspensão do direito de dirigir e detenção de seis meses a um ano.

        O QUE FAZER SE O MEU AMIGO INSISTIR EM DIRIGIR ALCOOLIZADO?
Se você estiver numa mesa de bar ao lado do amigo que vai dirigir o carro depois, preste atenção: você pode ajudar a evitar que uma possível tragédia aconteça. Siga as orientações abaixo caso você acabe fazendo parte de uma situação como essa:
1.Se você tem carteira de habilitação e não acompanhou o seu amigo na ingestão de bebida, fique responsável pelo volante. Não deixe que o seu amigo dirija, por mais que ele insista.
2.Converse com ele. Tente fazer o seu amigo se conscientizar que pode tirar não apenas a vida dele como a sua e de outras pessoas que podem acabar sendo vítimas de atropelamentos causados por ele.
3.Caso seu amigo beba ao ponto de desmaiar, leve-o para um pronto-socorro
4.Não dê banhos frios. Ao contrário, tente mantê-lo aquecido
5. Esqueça o mito de que o café forte corta o efeito da bebida. Apesar de estimulante, o café em nada altera os efeitos da embriaguez
LEMBRE-SE: Não seja passageiro de ninguém que tenha bebido, mesmo que só um pouco. Muitas vezes, doses pequenas podem comprometer a habilidade do motorista. Fique atento. A vítima pode ser você.
                                          Tabela do álcool

Taxas de álcool por dose
Efeitos no motorista
Uma latinha de cerveja
Uma dose de uísque
Uma dose de pinga

Esse é o seu limite
Duas latinhas de cerveja
Duas taças de vinho
Duas doses de uísque
Duas doses de Pinga

Você fica com sua visão mais sensível e sua noção de distância e velocidade diminuem.
Três latinhas de cerveja
Três taças de vinho
Três doses de uísque
Três doses de pinga

Seu reflexo fica comprometido. Dirigir neste estágio é perigoso.



                                      
Fonte: http://www.detran.pa.gov.br/index.php?pagina=menu/educacao/dicas/punicao.php

DICAS PARA PEDESTRES

Dicas para Pedestres
Ao sair de casa, lembra-se que agora você faz parte do trânsito, e os perigos no trânsito começam quando você põe os pés fora de casa.
Olhe sempre para todos os lados da rua antes de atravassar para verificar o fluxo dos veículos e avaliar as condições para travessía.
Tome cuidado ao atravessar a rua, evite atravessá-las atrás e na frente de carros estacionados. É perigoso. Você não vê aos automóvies e nem é visto pelos motoristas.

Atravesse somente na faixa de pedrestes. É muito mais seguro. Se não tem faixa, atravesse longe das curvas
Se um veículo de emergência com sirene ligada estiver se aproximando, aguarde na calçada e só atravesse após a passagem dele
Ao travessar uma via, o pedestre não deve atravessar alcoolizado, brincar ou fazer ziguezague por entre os carros e atravessar entre dois veículos que estejam parados.
Quando não houver faixa, atravesse a via pública sempre em linha reta sem correr. E não esqueça: olhe para todos os lados antes de atravessar.
Quando não houver calçadas a circulação de pedestre na via será feita com prioridade sobre os veículos, pela bordas da pista, em fila e no sentido contrário ao dos condutores.

Lugar de pedestre é na calçada!


Fonte: http://www.detran.ma.gov.br/educacao-detran/html/dicas_pedestre.html

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

CURIOSIDADE

Caso um carro se choque frontalmente contra um murro de concreto a 50 quilômetros por hora, velocidade das mais usadas no trânsito urbano, o corpo humano passa a ter um peso equivalente a 3 toneladas, sendo inútil qualquer tentativa de se segurar.
O mesmo efeito de 3 toneladas ocorrerá se um carro, a 140 quilômetros por hora, bater contra a traseira de outro que esteja rodando a 40 quilômetros por hora.
Fonte: http://www.denatran.gov.br/

terça-feira, 16 de novembro de 2010

DICAS DE DIREÇÃO DEFENSIVA

INTRODUÇÃO
As estatísticas comprovam que a cada ano 33 mil pessoas são mortas e cerca de 400 mil ficam feridas ou inválidas em ocorrências de trânsito. Para diminuir os números de acidentes depende de uma ação conjunta entre o Estado e os condutores.
75% dos acidentes são causados por falhas humanas.
12% são causados por falhas mecânicas.
6% são causados por más condições das vias
DEFINIÇÃO
É o ato de dirigir a fim de evitar qualquer tipo de acidente, apesar das condições adversas e das ações incorretas de outros motoristas ou pedestres, prevendo antecipadamente a possibilidade de acidentes e agir instantaneamente para evitar que isso aconteça, sendo indispensável na formação e aperfeiçoamento dos condutores, devendo ser praticado todo o momento, quando o condutor assume o controle do veiculo.
Os elementos básicos da direção defensiva são
Atenção: O motorista deve manter-se em estado de alerta durante todo o tempo em que estiver ao volante, consciente das situações de risco em que pode envolver-se e pronto a tomar a atitude necessária em tal situação para evitar o acidente, deve também ser direcionada a todos os elementos da via, sendo necessário direcionar os cuidados e a manutenção do veículo e ter conhecimento prévio do caminho a que se destina, bem como, o tempo de deslocamento.
Decisão: A decisão do condutor depende do conhecimento que tiver das responsabilidades na condução do veículo e na obediência das leis de trânsito.
CIRCULAÇÃO
Ao transitar por vias de grande movimentação de pedestres ou escolas o condutor deve circular em velocidade compatível com a segurança.
COLISÃO
É o nome que se dá ao acidente envolvendo dois veículos em movimento. É de responsabilidade do condutor do veículo de trás evitar que isso aconteça.
Tipos de Colisão
Com o veículo da frente: Mantendo distância de segmento o motorista atento evita colisão com o veículo que vai a sua frente. No caso de parada brusca do veículo da frente, pise aos poucos no pedal de freio evitando assim que trave as rodas do veículo e sua derrapagem.
Com o veículo de trás
Sempre que parar o veículo, mantenha uma distância segura do veículo que vai a sua frente, evite pisar bruscamente no freio, inspecione com frequência os indicadores de direção (seta) e as luzes de freio. Fique atento ao retrovisor, ao perceber que o veiculo de trás esta muito próximo, diminua a velocidade do seu veículo e permita que ele ultrapasse com segurança. Ande sempre em velocidade acima da metade máxima permitida até o seu limite, sempre levando em conta as condições de tráfego e meteorológicas, ou se estiver na faixa da direita
Colisão frontal ou frente a frente
Causada principalmente por motoristas que ignoram as leis de trânsito e as normas da direção defensiva. Considerada como colisão de maior gravidade, podendo ser evitada se tomadas algumas providências antes da ultrapassagem. - Só ultrapasse em local permitido e com condições de segurança e visibilidade. - Ultrapasse somente pela esquerda. - Sinalize sua intenção de ultrapassar. - Fique atento ao retrovisor para verificar se o veículo de trás não iniciou a ultrapassagem. - Acelere o veículo a medida que for ultrapassando.
Colisão em cruzamentos
Um terço dos acidentes de trânsito ocorrem em cruzamentos. Conforme as normas do Código de Transito Brasileiro a preferência de passagem em cruzamento não sinalizado se dá : - No caso de apenas um fluxo ser proveniente de rodovia, aquele que estiver circulando por ela. - No caso de rotatória, aquele que já estiver iniciado a manobra. - Nos demais casos, o que vier pela direita do condutor.
CONDIÇÃO ADVERSA
Veículo
A condição do veículo é fator muito importante a ser considerado para evitar acidentes. Devemos sempre manter o veículo em perfeitas condições de uso, um veículo em más condições de uso, dificulta seus comandos por isso devemos verificar alguns itens de segurança periodicamente. - Lâmpadas queimadas - Pneus gastos - Freios desregulados - Folga de direção - Limpadores de pára-brisa quebrado ou com defeito - Buzina.
Luz
Esta condição refere-se à intensidade de iluminação em determinado local, podendo ser natural (luz do sol), como artificial (luz elétrica), causando ofuscamento quando a luz é intensa. Ao transitar por uma via, o farol do veículo em sentido contrário pode causar cegueira momentânea, dificultando o controle do veículo, tornando o ato de dirigir perigoso, ou penumbra quando de pouca luminosidade podendo ocasionar uma visão inadequada no momento de dirigir, e provocar condições favoráveis a um acidente. Ao dirigir com excesso de luminosidade natural (luz solar), não esquecer de baixar a pala protetora (quebra-sol).
Trânsito
O trânsito como definido no Código de Trânsito Brasileiro é a movimentação de veículos, pessoas e animais nas vias terrestres. As feiras livres, exposições, e acidentes de transito são condições adversas, pois nestes locais os veículos diminuem rapidamente a velocidade de circulação nas vias. A presença de trator, carroças, animais, ônibus e excursão, caminhões, etc., mudam as condições de trânsito, tornando o trânsito mais lento e difícil . O natal, Carnaval, ferias, são também condições adversas de trânsito, pois interferem no comportamento dos condutores.
Vias urbanas
São ruas avenidas ou caminhos abertos à circulação pública, situadas nas áreas urbanas. Vias Rurais: São estradas e rodovias, situadas fora das áreas urbanas.
Rodovia
Via rural pavimentada
Estrada
Via rural não pavimentada.
O condutor que desejar entrar numa rodovia deve utilizar-se da faixa de aceleração para acelerar o veículo, estando atento para que o veículo atinja a via na mesma velocidade do seu fluxo. Havendo a necessidade de o condutor esperar para entrar na via, deve diminuir a velocidade já no início da faixa de aceleração de forma que se tenha espaço suficiente para acelerar até a velocidade necessária. O condutor deve utilizar as setas indicativas de mudança de direção (pisca) com antecedência, se for conveniente, usar a sinalização de braço.
Tempo Chuva, granizo, cerração, nevoeiro, vento e neblina são exemplos de condições adversas de tempo. Esses fenômenos atrapalham muito a capacidade visual do motorista, chegando a ponto de impossibilitar a visão da margem das estradas ou das faixas divisórias. Em caso de chuva forte deve-se manter ligados os limpadores de pára-brisas, pois sua visão fica prejudicada, neste caso é obrigatório acionar pelo menos as luzes de posição ou ainda o farol baixo, para tornar-se mais visível aos outros condutores.
Aquaplanagem ou Hidroplanagem
É quando o veículo passa a rodar sobre uma fina camada de água entre a pista e o pneu do veículo, com falta de contato dos pneus com a pista, chão ou pavimento. Ocorre por que a pista esta molhada ou existe poças de água, sendo mais fácil de acontecer se os pneus estiverem descalibrados ou dirigir em velocidade incompatível com a via molhada.
Vias
Devemos procurar informações sobre as condições das vias, estudar o mapa da cidade ou rodoviário antecipadamente, planejando o trajeto a ser percorrido. Conheça os vários tipos de condições adversas das vias de trânsito:
- Curvas
- Tipo de pavimentação
- Acostamento
- Desvios
- Aclives e Declives
- Buracos
- Desníveis na pista
- Largura da Pista e outros.
Motorista
O motorista deve estar em plenas condições físicas, mentais e psicológicas para dirigir. Exemplos de condições adversas de motorista na hora de dirigir:
Condições físicas
- Fadiga
- Estado alcoólico
- Sonolência
- Visão deficiente
- Audição deficiente
- Perturbações físicas
Condições mentais
- Estado de tensão emocional
- Preocupações - Medo
ACIDENTE EVITÁVEL E ACIDENTE INEVITÁVELAcidente Evitável
É aquele em que o motorista não faz tudo o que pode ser feito para evitar que o acidente aconteça.
Acidente Inevitável
É aquele em que o motorista fez tudo o que era possível fazer, mas não conseguiu evitar.
COMPORTAMENTO DO CONDUTOR
O condutor de veículo deve manter-se tranquilo e redobrar a atenção no trânsito, guardar distância de segmento entre o veículo que dirige e o que segue a sua frente. O condutor ao encontrar congestionamento deve manter-se calmo e com uma distância segura do veículo da frente, percebendo antecipadamente os riscos e agir prontamente para evitá-los ou controlá-los. Ao perceber que poderá haver um choque de seu veículo com o da frente, pise no freio aos poucos para evitar derrapagens, controlando a velocidade do veículo e a distância com o da frente. O condutor deve adotar uma posição correta e confortável, ereto e com as duas mãos ao volante no momento de dirigir. O transporte de crianças com até 10 anos de idade deve ser no banco traseiro. O condutor, ao perceber que será ultrapassado, deve manter ou reduzir a velocidade facilitando a ultrapassagem. É bom lembrar que o condutor deve possuir características de prudência e habilidade para assumir um comportamento seguro.
DENOMINAÇÃO DE DISTÂNCIA
Distância de Seguimento
A distância que deve ser guardada entre o seu veículo e o que vai a sua frente, distância esta que permite que o motorista evite uma colisão com o veículo que vai a sua frente.
Distância de Parada
A distância percorrida desde o momento que o motorista vê o perigo, até a imobilização total do veículo.
Distância de Frenagem
A distância percorrida desde o momento que o motorista aciona o pedal de freio, até a parada total do veículo.
Distância de Reação
A distância percorrida desde o momento que o motorista vê o perigo, até o momento em que pisa no freio.
INGESTÃO DE ÁLCOOL
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, dirigir sob influência de álcool, em nível superior a seis decigramas por litro de sangue, ou qualquer substância entorpeceste ou que determine dependência física ou psíquica é considerada uma infração gravíssima, com pena de multa, tendo como medida administrativa a retenção do veículo até a apresentação de condutor habilitado e recolhimento do documento de habilitação. Recursos populares apenas conseguem transformar um bêbado com sono num bêbado acordado, café forte sem açúcar, banho frio, remédios e chazinhos caseiros, de nada adiantam para diminuir os efeitos do álcool, a única maneira de eliminar a bebida alcóolica do organismo é esperar passar o tempo necessário para a eliminação natural que varia de pessoa para pessoa.
Os principais efeitos do álcool no organismo são:
- Diminuição da coordenação motora
- Visão distorcida
- Raciocínio e reação lentos
- Falta de concentração
- Perda de reflexo
Dirigir sobre efeito de álcool além de ser uma infração de trânsito, é uma irresponsabilidade. “Se dirigir não beba, se beber, não dirija".
MANOBRAS EM MARCHA
A RÉ Esta é uma manobra perigosa, causadora de muitos acidentes, já que o condutor está dirigindo para trás e seu veículo esta andando num sentido oposto aos demais veículos da via. É proibido trafegar trechos longos em marcha à ré, devendo ser usada somente em pequenas manobras, não devendo ser executada nas esquinas.
PEDESTRE
O pedestre tem sempre preferência de passagem quando se encontre na faixa a ele destinada. Quem não tenha concluído a travessia, mesmo que o sinal verde tenha aberto para o veiculo, continua com o direito de preferência. Também tem a preferência os portadores de deficiência física, criança, idosos e gestantes.
ULTRAPASSAGEM
Ultrapassar pela contramão outro veículo, nas curvas, aclives e declives, sem visibilidade suficiente, nas faixas de pedestres, nas pontes, viadutos ou túneis, onde houver marcação viária, longitudinal de divisão de fluxos opostos do tipo linha dupla contínua ou simples contínua amarela é infração gravíssima com pena de multa. O condutor, ao perceber que será ultrapassado deve manter ou reduzir a velocidade facilitando a ultrapassagem.
CINTO DE SEGURANÇA
Caso haja um acidente os passageiros que não estiverem usando cinto de segurança serão jogados de encontro às partes internas do veículo. Existem atualmente vários tipos de cintos de segurança, sendo considerado mais adequado no aspecto da segurança, para os veículos do trânsito urbano o cinto de segurança de 3 (três) pontos.
Atenção: Esse material de apoio é composto de dicas e sugestões que foram organizadas pela Divisão de Habilitação do Detran-SP. Lembramos que em nenhum momento seu uso deverá substituir o estudo aprofundado das apostilas produzidas pelo Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN). Utilize-o como complemento aos seus estudos.
Fonte:www.detran.sp.gov.br/renovacao/direcao_defensiva.asp

ONDULAÇÕES E BURACOS PARA VOCÊ QUE PILOTA MOTO

Levantar-se sobre as pedaleiras é indicado quando se quer evitar um choque violento,
ao passar por uma ondulação ou superfície irregular (buracos).
Convém permanecer em pé nas pedaleiras apenas o tempo necessário.
Enquanto estiver nessa posição, agarre firme o guidão.
Levante o corpo cerca de 15 cm do assento para que as pernas amorteçam o choque.
Mantenha os joelhos relaxados junto ao tanque.
Mantenha os punhos e braços prontos para receberem o choque.
Dentro das características de segurança ativa da motocicleta, podemos citar a capacidade em alterar rapidamente sua trajetória. Atenção com buracos no pavimento.
Fonte: http://www.hondapilotomais.com.br/

sábado, 13 de novembro de 2010

DICAS IMPORTANTES PARA VOCÊ QUE É UM MOTORISTA CONSCIENTE

Dicas preciosas pra você que respeita as leis:
- Respeite os limites de velocidade, lembrando que há situações em que, independentemente da sinalização,
devemos reduzir a velocidade, por exemplo, no caso de chuva.
- Nas curvas, reduza com antecedência a velocidade, antes de iniciar o movimento ao volante.
- Não desça desengrenado e nem desligue o motor em decidas acentuadas.
- Jamais faça ultrapassagem em locais proibidos.
- Fique atento ao estado da pista, adequando a velocidade e evitando manobras bruscas.
- Use o cinto de segurança e peça para todos os passageiros usarem, incluindo os que estiverem no banco de trás.
- Para sua maior segurança e de terceiros, obedeça sempre as sinalizações de trânsito.
- Verifique se os cintos de segurança não têm cortes, dobras e se o travamento está perfeito. Não use presilhas, pois elas anulam a eficiência do cinto.
- Diversos fatores diminuem a concentração e retardam os reflexos como o consumo de bebidas alcoólicas, medicamentos (consulte sempre o médico), sono, uso de celulares, ouvir som alto ou transportar animais soltos.
- Leve o veículo para manutenções preventivas e periódicas essenciais para o bom funcionamento dos equipamentos.
- Verifique sempre os pneus, inclusive o estepe.
- Procure alinhar e balancear, periodicamente, as rodas.
Atenção especial no período de chuvas:
- A chuva reduz a visibilidade e deixa a pista escorregadia.
- Cuidado nas chuvas intensas, pois pioram a visibilidade e a pista fica coberta por uma lâmina de água que pode provocar a aquaplanagem, ou seja, a perda de aderência do pneu no solo.
- Em caso de chuva forte, acenda a luz baixa do farol, distancie-se do veículo à frente e reduza a velocidade. Não freie bruscamente.
- Mantenha os limpadores de pára-brisa em bom estado, o desembaçador e o sistema de sinalização funcionando perfeitamente.
- Observe as poças d´água, freie antes e não após entrar nelas.
- Sob neblina ou cerração, usar luz baixa do farol e o farol de neblina se tiver.
- Distancie-se do veículo que estiver à frente e não pare no acostamento, a não ser em emergência com o uso do pisca-alerta.
Fonte: http://www.fiat.com.br/  

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

PILOTANDO Á NOITE

Pilotar à noite exige o dobro de atenção do motociclista. Da mesma forma que no caso de chuva ou neblina, a primeira providência consiste em reduzir a velocidade.
Alguns dos perigos da pilotagem à noite:
• A visão é reduzida em relação à vista durante o dia.
• As cores desaparecem: primeiro, o vermelho; por último, o azul.
• A noção de profundidade diminui.
• A visão dos espaços fica imprecisa.
• A percepção dos movimentos é muito difícil.
O perigo mais sério da pilotagem noturna é o ofuscamento. Se um veículo, ao cruzar com você, estiver com os faróis altos, poderá deixá-lo com a visão ofuscada. Infelizmente não há meios de se evitar o ofuscamento. Então, procure ser o primeiro a passar para luz baixa.
Essa demonstração de boa vontade, em geral, leva os outros a agirem da mesma forma.Alguns cuidados que você deve tomar para suavizar o ofuscamento:
- Fazer com que os olhos quase se fechem é uma reação espontânea, que ajuda a conseguir uma adaptação visual melhor e mais rápida. Após o ofuscamento, tem-se a impressão de cegueira momentânea.
- Não olhar diretamente para os faróis dos carros que trafegam em sentido oposto. Tente fazer isso para abrandar o ofuscamento.
A visibilidade fica reduzida quando pilota sua moto à noite – bem como a de outros motoristas.
Aumente a sua capacidade de ser visto usando roupas de cor clara e materiais retrorefexivos sobre a roupa a moto.
Aumente sua visibilidade, assegurando-se de que os óculos de proteção estejam limpos e sem
arranhões. O efeito estrela de um visor arranhado pode ser interessante visualmente, mas distorce a sua visão quando está pilotando uma moto.
A maioria das motos só tem um farol. Reduza a velocidade para evitar ultrapassar o feixe de luz lançado.
 As viseiras coloridas e óculos de sol podem reduzir em até 80% a luminosidade
disponível. Não os use à noite.
Fonte:www.hondapilotomais.com.br

terça-feira, 9 de novembro de 2010

PARA DESCONTRAIR 2

Numa rua movimentada de São Paulo, uma mãe com três filhos enfurecidos fazendo bagunça lá atrás, derrubando migalhas de tudo o que estavam comendo e, é claro uma briguinha como era de costume.
Como se já não bastasse a bagunça o estresse do trabalho pois neste dito dia, aquela mãe tinha levado uma bronca daquelas do chefe.
Perto de casa pensando ela que iria chegar rapidinho em casa foi surpreendida por um grande engarrafamento causando assim um ataque de fúria, ela ficou tão furiosa mais tão furiosa que abandonou o carro e foi para casa a pé pra se livrar logo daquele perengue, mas como nem tudo naquele dia estava perfeito, desabou um temporal antes que ela tivesse a oportunidade de botar os pés em casa.
Chegando em casa desolada daquele dia, quando nada mais a surpreendia o inacreditável aconteceu. Ligou a televisão para se distrair, passando de canal em canal, passou pelo noticiário "urgente" - acaba de abrir uma cratera enorme aqui na rua.... ei ei !esperem esperem tem um carro que esta sendo engolido. Adivinhem de quem era o carro? Inacreditável  não, pois não é que era o dela! É esse definitivamente não era o dia de sorte dela, e ainda tem gente que diz . - Sorte é só uma questão de opinião. Será mesmo?

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

ASFALTO QUE ABSORVE ÁGUA DA CHUVA

Hoje na coluna você não sabia, mas já existe do jornal Bom Dia Brasil, foi exibido  uma matéria muito interessante, - É possível asfalto absorver água?
Parece piada mas não é não, uma universidade brasileira desenvolveu um asfalto que absorve água da chuva diminuindo assim o risco de alagamentos nas grandes cidades.
Ele é chamado de poroso, e diferente do convencional tem pedras maiores facilitando assim a infiltração da água, são cinco centímetros de asfalto e por baixo pedras ainda maiores para a mesma se deslocar com mais facilidade.
Pode ser tão resistente quanto o convencional, só que é nessesario o uso de um asfalto de qualidade, para que não solte nenhum pedaço e borracha para ter uma boa liga, pois as pedras são maiores.
Nos testes toda a água foi absorvida, o asfalto fica com aparência só de molhado, já o convencional escorre toda ela para os bueiros e não absorve nada.
Depois a água vai para rios e estações de tratamento, para começar a escoar ela demora de 01:30 h até 02:00 h.
É uma boa solução, mas nos também devemos fazer a nossa parte não jogando lixo nas ruas, que entopem bueiros, causando enchentes, desabrigando moradores e dai vai virando uma bola de neve.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

PARA DESCONTRAIR

A LENDA FIAT 147

Eu estava na estrada com o meu 147, e como era de se esperar, a jabiraca quebrou. Então, encostei a jabiraca no acostamento e fiquei esperando alguém passar.
Apareceu um Porsche boxter bi-turbo, a 170 km/h. visto Nisso, o cara do Porsche dá marcha ré e volta até o FIAT. Ele se oferece para rebocar a porra do FIAT, e eu aceitei a ajuda, mas pedi para não correr muito se não a jabiraca desmontava (óbvio). E avisei que piscaria o farol toda vez que o Porsche estivesse correndo demais.
Então, o Porsche começou a rebocar a jabiraca e toda vez que passava de 60km/h, eu fazia sinal com o farol(no singular mesmo), porque para variar um deles estava em curto e não funcionava. E o cara do Porsche ia puxando a "batedeira" a 60 km/h no máximo, morrendo de tédio.. Então aparece um Mitsubishi 3000 GT, que intima o Porsche: este não deixa barato e vai pro pau! 120, 130, 150, 190, 210, 240 km/h...Eu já tava desesperado, piscando o farol que nem um louco, e os dois emparelhados...
Os caras passam por um posto policial, mas nem vêem o radar, que registra impressionantes 240 km/h!! Então, o policial avisa pelo rádio o próximo posto:
"Atenção, um Porsche vermelho e um Mitsubishi preto disputando racha a mais de 240km/h na estrada, e por incrível que pareça, um FIAT 147 atrás deles fazendo sinal para ultrapassar!"

fonte: Recebido por email esta manhã.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

CURVAS

Na curva existe uma força que tende a “jogar a moto para fora”: a chamada força centrífuga.
As máquinas de lavar secam parcialmente a roupa usando a força centrífuga. A roupa molhada
é colocada num cilindro oco, que possui furos na parede. Ele gira rapidamente, forçando a água
a sair pelos furos. É como se houvesse uma força empurrando a água na direção dos furos.
Essa força é a força centrífuga. Quando você faz uma curva, existe esta mesma força centrífuga,
que o joga para fora da curva.
A força centrífuga depende do peso do veículo, de sua velocidade e do raio de curvatura da curva.
 De modo geral, a força centrífuga que atua sobre uma moto 125 cc é menor do que em uma motocicleta de 300 cc que está com a mesma velocidade.
Na curva, a melhor maneira de reduzir a ação da força centrífuga é reduzir a velocidade.
Quanto menor for ao raio de curvatura da curva, maior será a força centrífuga que atuará sobre
a motocicleta. Numa curva com raio de 15 metros, a força centrifuga é o dobro do que numa
curva com raio de 30 metros (para a mesma velocidade da moto).
Além da força centrífuga, o conjunto motocicleta/ piloto está sob ação da força peso. Inclinando
a motocicleta, você mantém o equilíbrio entre a força centrífuga e a força peso. Quanto maior
for a força centrífuga, maior será a inclinação necessária para manter o equilíbrio da moto.
Etapas da curva do veículo, de sua velocidade e do raio de curvatura da curva. São três os passos básicos:

Reduzir - Reduza a velocidade antes de iniciar a curva, fechando o acelerador e, se necessário,
usando os freios. Use a cabeça e os olhos para direcioná-lo. Olhe através da curva para o ponto
aonde quer chegar. Gire somente a cabeça e não os ombros.

Inclinar - Para virar, a moto tem de se inclinar. Para inclinar a moto, empurre o guidão na direção
da curva. Velocidades mais altas ou curvas mais apertadas exigem um ângulo de inclinação
maior. Durante as curvas normais, o piloto e a moto devem se inclinar juntos. Em curvas mais
lentas, incline só a moto e mantenha o corpo reto.

Recuperar velocidade - Reduza o acelerador enquanto vira. Evite desacelerar enquanto estiver
na curva. Mantenha a velocidade constante e então acelere gradualmente assim que visualizar o
fnal da curva.

fonte do artigo:www.hondapilotomais.com.br

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Vícios na direção veicular


 

Vamos ficar atentos à essas dicas. São informações importantes para conservação e manutenção do veículo. Alguns dos vícios listados passam de pai para filho e continuam causando prejuízos aos proprietários. Os problemas vão desde a postura ao dirigir ao comportamento no trânsito, passando por falsas idéias de economia.
Descansar o pé sobre o pedal da embreagem é um vício que provoca o desgaste prematuro dos componentes do sistema.EMBREAGEM - Muitos brasileiros deixam o pé apoiado sobre o pedal da embreagem quando dirigem. É um dos vícios mais comuns e difícil de ser superado. As alavancas desse sistema são responsáveis por multiplicar de oito para 400 quilos o peso aplicado sobre o pedal e separar o disco de embreagem do platô. O pé constantemente apoiado sobre o pedal acelera o desgaste do disco, molas e rolamentos em até 40%.

Dirigir com a mão apoiada sobre o câmbio força o trambulador e seus terminais, provocando desgaste prematuro.MÃO NA ALAVANCA - Dirigir com a mão pesando sobre a alavanca de marchas força o trambulador (peça fundamental na ligação entre o câmbio e as engrenagens da transmissão) e seus terminais, que podem desgastar-se excessivamente.

Passar com o carro atravessado no quebra-molas, uma roda por vez, provoca maior torção na carroceria e pode até empenar o monobloco.QUEBRA-MOLAS - Outro mau hábito é o de passar em uma lombada transversalmente (cada roda de uma vez). Essa prática pode danificar as buchas da suspensão, amortecedores e rolamentos. Além disso, provoca maior torção da carroceria, o que pode empenar o monobloco.

BANGUELA - Na ânsia por economizar, alguns motoristas deixam o carro em ponto morto nas descidas. Nos veículos que têm injeção eletrônica, essa prática aumenta o consumo, além de sobrecarregar o sistema de freios, que não poderá contar com o freio motor para auxiliá-lo.

PEGAR NO TRANCO - Deve ser evitado em carros com injeção eletrônica, pois, se a bateria estiver arriada, a central eletrônica não funcionará com menos de 8 volts. Nesse caso, mesmo que o motor funcione, há ainda o risco da correia dentada não suportar o tranco e “pular alguns dentes”, quebrando a harmonia de funcionamento do motor e criando o sério risco de empenar as válvulas. Nesse caso, o prejuízo é grande, pois o motor terá que ser aberto em sua parte superior. Outro problema decorrente deste hábito é que o combustível não queimado que descer pelo coletor de escape pode danificar de forma irreversível o catalisador (os mais baratos custam cerca de R$ 400). Por fim, se for fazer a famosa “chupeta” (ligar uma bateria em bom estado na descarregada), tome cuidado para não inverter os pólos. Isso poderia queimar a central eletrônica, que custa mais de R$ 1.000,00.

ÚLTIMA ACELERADA - Motoristas que têm esse hábito antes de desligar o carro não sabem que isso só serve para desperdiçar gasolina e aumentar as chances de danificar o motor. Isso porque o combustível não queimado irá “lavar” o óleo das paredes do cilindro do motor. Quando ligar o carro novamente, anéis e pistão vão funcionar, por alguns instantes, sem lubrificação e desgastar mais rápido.

Motorista que dirige com o braço na janela corre o risco de não conseguir fazer manobra de emergência.BRAÇO NA JANELA - Além do perigo de não conseguir fazer uma manobra de emergência, pode custar multa de R$ 85,13 e perda de quatro pontos no prontuário.

NÃO ESQUENTE - Veículos mais novos, que têm injeção eletrônica, não precisam ser aquecidos antes de entrar em movimento. O sistema programa a lubrificação e a mistura ar/combustível. Além disso, a maior eficiência da bomba de óleo e de gasolina proporcionam o desempenho adequado mesmo com o motor frio.

Pneu pressionado contra o meio-fio sofre deformação na estrutura.ESTACIONAMENTO - Apoiar o pneu no passeio faz com que ele sofra a pressão do peso do veículo. Isso pode gerar uma deformação na estrutura, alterar a capacidade de resistência e uniformidade do pneu, além de afetar as condições de balanceamento do conjunto rodas/pneus.

SUSPENSÃO - Ao ver um buraco na estrada, alguns motoristas têm a péssima mania de frear bruscamente. Com a roda travada, o impacto é muito maior, o que sobrecarrega a suspensão e o próprio sistema de freios. A roda venceria este obstáculo muito mais facilmente, se estivesse em movimento.

DIREÇÃO HIDRAÚLICA - Não gire o volante com direção hidráulica com o motor desligado. Isso pode forçar a tampa do reservatório, causando derramamento de fluído ou, até mesmo, deslocar a tampa. Mesmo com o motor funcionando, não se deve deixar o volante completamente virado por mais de 15 segundos. Nessa condição, o óleo é bastante aquecido pela bomba da direção hidráulica, o que pode causar danos no sistema e ruídos.

Ao atravessar trechos alagados, aumenta-se o risco de ocorrer calço hidráulico, que é a entrada de água no motor.ENCHENTE - Passar por trechos alagados pode ser bastante oneroso para o proprietário do carro, caso o motor aspire água em vez de ar, provocando o calço hidráulico: como o pistão recebe água, que não se comprime, pode travar o motor e entortar as bielas, danificando-as seriamente. Evite passar por locais alagados quando a água ultrapassar a metade da roda.

Fonte: http://ceticocritico.blogspot.com/

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

ONDE MORA O PERIGO DOS CELULARES AO VOLANTE:

Ao atender o celular em quanto dirige, o motorista está usando a audição e não a atenção dirigida para guiar o carro. “Dizer que é fácil fazer as duas coisas ao mesmo tempo não é verdade: o cérebro precisa fazer contas, calcular ações e desviar a atenção do controle visual e motor para o auditivo. As reações ficam mais lentas e isso propicia a ocorrência de acidentes. A audição é decodificada em uma área no cérebro e a visão, em outra. Ou seja, ele faz duas coisas quando deveria fazer uma só”, explica o oftalmologista Eduardo de Lucca, que também integra o corpo clínico do IMO.
O celular tocando desvia a atenção de quem está guiando e dá início ao procedimento de risco: a primeira ação do motorista quando o aparelho toca é procurá-lo. “Para atender, será necessário o uso de uma das mãos. Se for colocado no ouvido, haverá restrição do campo visual”, diz Eduardo de Lucca.
Se telefone e direção já formam uma combinação de risco, digitar uma mensagem ao celular potencializa o perigo. “Quem tenta fazer isso tem que tirar as mãos do volante, se concentrar em um teclado minúsculo e ainda pensar na elaboração dos textos”, destaca o médico.

Fonte: Oftalmologista Virgilio Centurion e Eduardo de Lucca.